Atuação dos AssociadosNotícias

Defensores(as) Públicos(as) promovem conscientização sobre violência doméstica aos alunos do CESB


Na última sexta-feira, 23 de junho, os(as) Defensores(as) Públicos(as) Natália Mattos Wild Sarasol e Bernardo Cardone Fossati promoveram uma atividade esclarecedora com os alunos do Colégio Estadual de São Borja (CESB). Durante a palestra, eles abordaram a atuação da Defensoria Pública e focaram especificamente na questão da violência doméstica e familiar.

A Defensoria Pública assume uma abordagem abrangente quando se trata de casos de violência doméstica e de gênero, buscando assegurar proteção e acesso à justiça para as vítimas. Suas ações envolvem assistência jurídica, adoção de medidas protetivas e acompanhamento psicossocial.

Ao fornecer assistência jurídica gratuita, os Defensores Públicos ajudam as vítimas a compreender seus direitos, oferecem orientação legal e representação em processos judiciais, quando necessário. Além disso, desempenham um papel crucial no pedido e acompanhamento das medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha, que visam garantir a segurança das vítimas. Eles também encaminham as vítimas para serviços especializados, oferecendo apoio psicossocial e orientação para reconstrução de suas vidas após a violência.

A atividade realizada no CESB teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a gravidade da violência doméstica e estimular uma reflexão sobre os direitos fundamentais de cada indivíduo. Além disso, foram compartilhadas informações essenciais sobre os diversos serviços de apoio e assistência disponíveis para auxiliar as vítimas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo