Atuação dos AssociadosHomeNotícias

Ação de Defensor Público obtém liminar para que Facebook devolva a assistido perfil “hackeado”

Uma ação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) obteve liminar para determinar que a rede social Facebook devolva a assistido o seu perfil “hackeado”. A vítima possuía mais de 10 mil seguidores no canal voltado à produção de conteúdo, que rendia mensalmente o valor de R$ 2.766,16, através do recurso de monetização da plataforma. 

O caso ocorreu em maio de 2022, quando invasores entraram na página e excluíram o proprietário da administração do perfil. Sem o acesso, o assistido não pôde receber o valor pelo produto que oferece, renda que utilizava para o sustento da família. 

Diante da situação, o usuário tentou resolver o problema junto ao suporte da rede social, mas não obteve nenhuma solução. Por isso, procurou a Defensoria Pública em busca do recebimento de indenização por danos morais e materiais, bem como para que o Facebook tome as medidas necessárias para devolver o perfil. 

Responsável pela ação, o Defensor Público Clóvis Bozza Neto solicitou tutela de urgência para que seja recuperada a página, além da devolução da propriedade ao assistido e disponibilização do conteúdo do canal. 

A Juíza de Direito da 1ª Vara Cível de Tramandaí deferiu o pedido e determinou ao Facebook que providencie a devolução do perfil ao titular nas mesmas condições que estava antes de ser “hackeada”, no prazo de 05 dias, sob pena de fixação de multa diária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo