InstitucionalNotícias

ADPERGS realiza live sobre pandemia e violência contra a mulher negra

O evento homenageia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e à Tereza de Benguela

A ADPERGS realiza no dia 27 de julho, às 19h, pelo instagram @adpergsoficial, a live “A violência contra as mulheres negras no contexto da pandemia”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e à Tereza de Benguela, líder quilombola. 

Em alusão à data, a live objetiva discutir e fortalecer as organizações voltadas às mulheres negras e suas diversas lutas. A atividade também faz parte do calendário de ações da campanha nacional da ANADEP e do “Julho das Pretas”.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em meio ao isolamento social, o Brasil registrou 1.350 casos de feminicídio em 2020 — um caso a cada seis horas e meia. Três a cada quatro vítimas de feminicídio tinham entre 19 e 44 anos e a maioria era negra. É necessário levar em conta as pluralidades que caracterizam as brasileiras, como questões de raça: não negras e negras são afetadas de maneiras distintas pela violência e pela própria pandemia. 

Participam do debate: 

Thayná Yaredy

Formada em direito pela UNIESP e mestra pela UFABC. Pós-graduada em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. Atualmente é assessora do programa de enfrentamento à violência institucional na Conectas Direitos Humanos e coordenadora de assuntos antidiscriminatórios no IBCCRIM. Mulher de axé e mãe do Marthin. Contato: thayna@gemaconsultoria.com

Valquiria Bispo

Servidora pública da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS), graduada em matemática pela UPF,  militante social  e política,  representante da AKANNI – Instituto de Pesquisa em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia, uma organização de mulheres negras. 

Mediação: Diretora Social e Cultural, Defensora Pública Fernanda Terezinha Tomé.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo