Atuação dos AssociadosHomeNotícias

1º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos: Corregedoria-Geral da DPE/RS recebe menção honrosa 

Foram reconhecidos, nesta terça-feira, 12 de dezembro, os vencedores e homenageados do 1º Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos, do Auditório da Procuradoria da República do Estado do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação do presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz. 

Na oportunidade, a Defensora Pública Loize Gonçalves integrou a banca examinadora da premiação, composta por seis membros que selecionaram as melhores práticas e experiências em direitos humanos realizadas no estado. Em sua fala, ela disse sobre a importância dos movimentos sociais para o fortalecimento dos direitos humanos. 

“Eu pude perceber a concretização da Defensoria Pública enquanto expressão do regime democrático, enquanto Instituição mais próxima da sociedade civil e dos movimentos sociais, e quanto isso é importante para nossa sociedade, o quanto o fortalecimento dos movimentos sociais é importante. É o que mantém nossa democracia viva e o que mantém um Estado Democratico de Direito vigente e o que tenta superar todos os percalços que os direitos humanos passam neste país”, afirmou. 

Durante o evento foram agraciados os primeiros colocados em categorias ligadas a experiências e práticas na área de direitos humanos, com destaque para a menção honrosa recebida pela Corregedoria da Defensoria Pública do Estado do RS, pelo projeto Inaê, Incentivo à Atuação Extrajudicial. Receberam a menção honrosa o Corregedor-Geral, Marcelo Turela, a Subcorregedora-Geral, Silvia Pinheiro de Brum, e as Defensoras Públicas-Corregedoras Adriana Schefer do Nascimento, Alessandra Quines Cruz, Barbara Lenzi e Fabiane Ruperti Lontra. 

“A Corregedoria da Defensoria Pública do Estado se sente muito feliz e honrada com tal homenagem. Agradeço ao Fórum de Justiça pela iniciativa e pela riqueza de projetos que nos apresentou. Para nós, está sendo extremamente produtiva essa tarde, pois é uma oportunidade que também temos de conhecer todos esses esses projetos riquíssimos na área que é nossa, de direitos humanos”, disse o Corregedor-Geral. 

Menção honrosa:

  • Projeto Inaê, Incentivo à Atuação Extrajudicial (Corregedoria da DPE-RS)
  • Jovens Multiplicadoras de Cidadania (THEMIS)

Confira as categorias vencedoras:

  • Categoria Terra e Território – Projeto Ajeumbó Territórios Sustentáveis, da Reafro RS, uma iniciativa popular contra a fome.
  • Categoria Luta Social como Exercício de Cidadania – Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos (Agafap).
  • Categoria Gênero, Raça e Sexualidade – Curso de Doulas Comunitárias, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande e da Associação de Doulas do RS.
  • Categoria Acesso à Justiça e Democratização do Sistema de Justiça – Projeto Defesa Periférica, que faz acolhimento e orientação jurídica a comunidades.

Outros projetos inscritos foram considerados como destaque pela comissão avaliadora:

  • Maria vai com as suas? (Ministério Público Federal)
  • Coletivo Sankofa (Unilassalle)
  • Nuances
  • Programa de Extensão #SUStentaPiCS (Enfermagem – UFRGS)
  • SAJU UFRGS
  • Projeto Caminhos Para a Proteção Integral na Escola – (UBS Santa Cecília/Serviço Social UFRGS)

A premiação foi promovida pelo Fórum Justiça RS, com apoio do MPF, da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do RS, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares no Rio Grande do Sul/Renap-RS, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do RS e do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul  (CEDH-RS). 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo