Atuação dos AssociadosNotícias

Questão étnico-racial é tema de formação para professores de mais de 160 escolas em São Leopoldo

O projeto de Educação em Direitos da ADPERGS realizou uma nova atividade, na última sexta-feira (11/8), no Colégio São Luís, de São Leopoldo, em parceria com a 2ª Coordenadoria Regional de Educação. Desta vez, a palestra teve como foco as questões étnico-raciais e foi direcionada a professores e equipes diretivas de 167 escolas.

Durante a manhã, a coordenadora do projeto, Defensora Pública Cristiane Johann, resgatou a origem da Declaração dos Direitos Humanos, trazendo os documentos legais para o debate. Já o Procurador do Estado Jorge Terra provocou a reflexão sobre as mudanças curriculares previstas nesses documentos e os motivos pelos quais ainda não foram efetivadas na prática.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora da 2ª CRE, Ileane Bravo, fez a abertura do evento e destacou, em sua fala, a importância da escola no processo de mudança de cultura social.

Também participaram da ação as professoras Graziela Oliveira Neto da Rosa e Viviane Weschenfelder, que trouxeram o debate para a sala de aula, a partir do questionamento “Afinal, como alinhar as práticas pedagógicas para uma educação antirracista?”

O encontro foi organizado pela assessora do projeto estadual Educação Para Relações Étnico-raciais (ERER), Silvia Tolentino. Estão previstos mais dois eventos para o ano de 2023, totalizando 20 horas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo