HomeInstitucionalNotícias

Palestras sobre direitos humanos marcam o XXVIII Encontro Estadual de Defensoras e Defensores Públicos do RS, em Restinga Sêca

O município de Restinga Sêca, na região central do Estado, foi palco do XXVIII Encontro Estadual das Defensoras e Defensores Públicos do Rio Grande do Sul. Nesta edição, o tradicional evento da classe reuniu cerca de 300 pessoas no Hotel Recanto Maestro.

Durante a abertura oficial, o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, se solidarizou com as vítimas das enchentes que atingiram o Estado no último mês e lembrou a importância da atuação da Defensoria Pública junto à população em situação de vulnerabilidade. “É importante registrar o trabalho de todas as Defensoras e todos os Defensores Públicos espalhados por todos os rincões do Rio Grande do Sul na atuação de forma muito prestativa, disposta e proativa, buscando resguardar o máximo possível todos os direitos afetados nessa grande tragédia humanitária que estamos vivendo”, destacou. 

“Vejam que não é de hoje que as Defensoras e os Defensores Públicos, em momentos de crise, mostram qual é a nossa verdadeira missão institucional: de estar sempre ao lado da população, ao lado das pessoas mais vulnerabilizadas. Assim foi nessa catástrofe, assim foi na pandemia de covid-19, assim foi nos momentos em que a nossa democracia esteve mais ameaçada. Essa entrega, de estar sempre ao lado das pessoas, especialmente das pessoas e grupos mais vulnerabilizados, é atuação diária e permanente das Defensoras e Defensores Públicos”, complementou. 

Já o Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, saudou os presentes e comentou sobre a escolha do local para a confraternização anual. “Nossa intenção com esse evento na região central foi diferenciar do que sempre fazíamos. Esse é um local aprazível e creio que irá nos rejuvenescer e ajudar a termos uma relação melhor com a natureza e consigo mesmos”, disse. 

O primeiro dia de encontro contou com a presença do jornalista e documentarista premiado Marcelo Canellas, que possui mais de 35 anos de experiência na área. Durante a tarde, Canellas apresentou o painel “Comunicação e Direitos Humanos”.

“Me ocupo da denúncia da violação de direitos humanos há 35 anos porque sou um jornalista brasileiro, porque vivo no Brasil e porque o jornalismo trata das contradições da vida. E não existe nada mais contraditório do que um país que tem todas as condições materiais para oferecer à totalidade da sua população uma vida digna e não oferece”, destacou no início da sua palestra. 

No segundo dia de evento, o palestrante foi o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (MJDH), Jair Krischke, com o painel “Entender os Direitos Humanos: História e Herança da Ditadura”. Durante as últimas quatro décadas, Krischke denunciou casos de torturas e desaparecimentos na região, acompanhou inúmeros processos legais e intermediou negociações de asilo político para refugiados. 

O evento também contou com painel sobre Tecnologia, Inteligência Artificial e Melhorias nos Sistemas da Defensoria Pública, ministrado pelos Defensores Públicos Marcelo Martins Piton e Walter Luchese Willig.

Estiveram presentes o Prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno, Subdefensora Pública-Geral Institucional, Melissa Torres Silveira, Subdefensor Público-Geral Jurídico, Alexandre Brandão Rodrigues, Subdefensor Público-Geral Administrativo, Marcelo Candiago, Corregedor-Geral da Defensoria Pública, Marcelo Turela de Almeida, Diretor de Negócios Sicredi Ajuris, Desembargador Ricardo Ruschel, Diretor Regional da Defensoria Pública de Restinga Seca, Rafael Bettio Da Fonseca, Presidente da OAB Subseção de Agudo, Jonas Sartori, Subcorregedora-Geral Silvia Pinheiro De Brum, Defensora Pública Chefe de Gabinete, Regina Rizon Borges De Medeiros, Conselheiras Superiores da DPE/RS, Tamara Flores Agostini e Márcia Guedes Só, Diretor Administrativo da FESDEP, Antonio Fregapane, Presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper, Vice-Presidente da APERGS, Pedro Campos Marques, Diretor-Geral da Defensoria Pública, Sérgio Guimarães. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo