Atuação dos AssociadosNotícias

Idosa vítima de fraude em sete empréstimos consignados obtém suspensão da cobrança após ação da DPE/RS

Em Imbé, uma idosa que foi vítima de sete fraudes bancárias envolvendo empréstimos consignados obteve a suspensão das cobranças realizadas pelo banco após ação da Defensoria Pública. A assistida, 74 anos, teve parcelas descontadas do seu benefício do Instituto de Previdência Social.

De acordo com a ação, a idosa recebeu diversas ligações do Banco PAN que ofereciam empréstimos consignados, mas nunca aceitou a contratação. Mesmo assim, a instituição financeira passou a efetuar descontos na sua conta, referentes a empréstimos. 

O Defensor Público responsável pela atuação, Clóvis Bozza Neto, destaca que foram contratados ilegalmente sete empréstimos, entre os meses de fevereiro e abril de 2022, conforme extrato emitido pelo INSS. Os valores somaram, no total, mais de R$ 20 mil. 

Em busca de cessar os descontos no seu benefício, a usuária devolveu os pagamentos via boleto bancário, no valor de R$ 25 mil. Porém, os descontos continuaram acontecendo, o que motivou a procura pelo ajuizamento da ação junto à Defensoria Pública. 

Após a atuação, a Justiça determinou ao banco, com tutela de urgência, a suspensão das cobranças dos contratos de empréstimos existentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo