InstitucionalNotícias

Educação em direito: Cartilha Cidadã está disponível no site da ADPERGS

A “Cartilha Cidadã: a Defensoria Pública e as Famílias” está disponível para download no site da ADPERGS. O material foi elaborado pelos Defensores Públicos da comarca de Caxias do Sul, Arion Escorsin de Godoy e Domingos Barros da Costa, e tem por propósito orientar os destinatários sobre a atuação da instituição na área da família. A Associação também enviará exemplares para os Defensores que tiverem interesse em usá-las nas suas comarcas.

A presidente da ADPERGS, Lisiane Zanette Alves, conta que a publicação, lançada em novembro de 2013, tem ganhado notoriedade entre os associados. ” Recebemos ligações de colegas de diferentes cidades que querem usar a cartilha como instrumento de educação em direito. A Associação sempre incentiva este modo de ação. Os colegas de Caxias exercem com excelência o papel de multiplicadores do conhecimento”, declara. A presidente ainda ressalta os associados que quiserem o material devem solicitar pelo e-mail adpergs@adpergs.org.br informando quantia e local de entrega.

Segundo Arion Escorsin de Godoy, a aceitação da comunidade em relação ao material é muito boa. “Focamos a distribuição – além dos destinatários – em pessoas que possam disseminar estes conhecimentos. Entregamos para professores, universitários, associações de bairros, entre outros. É gratificante ver a identificação deles com a publicação. Atendi uma destinatária que relatou que o caso dela era igual ao da cartilha. Com isso constatamos que eles realmente tem usufruído do material”, relata.

Para o defensor Domingos Barros da Costa, a Cartilha Cidadã é uma nobre missão de garantir justiça a todos, especialmente à população vulnerável. ” Na preservação da dignidade humana, destaca-se a atuação da Defensoria Pública e explicar o que é a nossa entidade e o papel dela também é um dos objetivos”, destacou Domingos.

A Cartilha Cidadã contém 43 páginas e é divida em sete capítulos. Totalmente colorida, o material busca aproximar o público da Instituição, com uma linguagem acessível e dinâmica que propicia ao usuário tomar ciência de seus direitos, dentre os quais, o de como acessar a Defensoria Pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo