InstitucionalNotícias

Defensoria Pública apresentou o Relatório de Atividades 2014

O Relatório de Atividades 2014 da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul foi apresentado pelo Defensor Público-Geral, Nilton Leonel Arnecke Maria, em sessão especial, na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (12). O documento contempla as ações da Instituição entre os meses de outubro de 2013 a setembro de 2014.

O relatório apresentou, pela primeira vez em sua edição, um capítulo específico sobre as características da Defensoria, mesclando dados sobre o dimensionamento das atribuições e o perfil dos defensores gaúchos. Segundo a publicação, a proposta é possibilitar aos leitores conhecerem ainda mais a Instituição.

Segundo Nilton Maria, o relatório demonstra que, mesmo com a diminuição do número de agentes de 391 para 379, decorrente de aposentarias e exonerações, manteve-se o patamar da produtividade, ultrapassando meio milhão de pessoas atendidas entre outubro de 2013 e setembro de 2014. “A posse dos servidores técnico-administrativos e dos analistas permitiu uma melhor estruturação para as Defensorias Públicas e a racionalização do atendimento para a população”, contou. De acordo com o Defensor Público-Geral, o relatório objetiva não apenas prestar contas à sociedade, mas também resgatar a história, exaltar o presente e projetar o futuro da Instituição.

A presidente da Associação dos Defensores Públicos, Lisiane Zanette Alves, presente na solenidade, destacou a importância desta prestação de contas à sociedade. “Foi um ano de mudanças e estruturações. Como defensora e presidente da ADPERGS, acredito que este trabalho ainda não acabou, em especial com os agentes do interior. Temos números a serem comemorados, mas muitas batalhas nos aguardam em 2015. E esperamos conquistar algumas delas aqui dentro da própria Assembleia, com o apoio que sempre tivemos dos parlamentares gaúchos”, disse.

Após o encerramento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gilmar Sossela (PDT), entregou ao Defensor Público-Geral uma placa em alusão aos 20 anos da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

O ouvidor-geral da Defensoria Pública, Bruno Pinto de Freitas, e os subdefensores públicos-gerais Marcelo Dadalt e Luciana Kern também acompanharam o ato. A sessão foi inicialmente presidida pela deputada estadual Marisa Formolo (PT), que foi substituída durante a solenidade pelo também deputado Raul Pont (PT). Também estiveram presentes os deputados estaduais Cassiá Carpes (SDD), Heitor Schuch (PSB), João Fischer (PP), Jorge Pozzobom (PSDB), Maria Helena Sartori (PMDB), Miki Breier (PSB) e Nelsinho Metalúrgico (PT).

Foto: Marcelo Bertani / ALRS