InstitucionalNotícias

ADPERGS prestigia a inauguração de Centro de Referência em Direitos Humanos

A defesa pelos Direitos Humanos da população porto-alegrense ganhou um instrumento de peso. O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), uma parceria entre a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e apoiada por diferentes entidades da sociedade civil, foi inaugurado na última sexta-feira (17). A solenidade contou com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.
A proposta do CRDH é formar uma rede de atendimento para as vítimas de violação de Direitos Humanos. A estratégia de acolhimento engloba terapia, palestras, elaboração e distribuição de cartilhas informativas, entre outros mecanismo de proteção. Maria do Rosário elogiou a inédita parceria com a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul para manutenção do primeiro CRDH da capital gaúcha. De acordo com a ministra, é de grande relevância a atuação da Defensoria em sintonia com a sociedade civil.
A presidente da ADPERGS, Lisiane Zanette Alves, prestigiou o evento e saudou a iniciativa da instituição. “Em nome da associação, quero parabenizar os núcleos de Defesa da Mulher (Nudem) e de Defesa dos Direitos Humanos (Nuddh) pelo pioneirismo. Este Centro mostra que o trabalho dos Defensores Públicos não está meramente restrito aos atendimentos”, afirmou.
Os atendimentos no Centro serão realizados de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O CRDH receberá as vítimas em situação de violência por meio de demandas espontâneas ou por encaminhamento de serviços e instituições.
Também estiveram presentes na solenidade o Defensor Público – Geral, Nilton Arneck Maria; Corregedora-Geral da Defensoria Pública do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo; representando a ANADEP o vice – presidente da ADPERGS, Rafael Pinheiro Machado; o Defensor Público Federal-Chefe da Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul, Everton Santin; o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga, e o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Carlos Henrique Kaiper; a desembargadora Ivortiz Tamazia Marques Fernandes; o secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio e o deputado estadual Edegar Pretto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo