InstitucionalNotícias

Defensor Pedro Lobo é escolhido patrono da Feira do Livro de Veranópolis

“É um motivo de grande felicidade para mim, afinal escrevemos para ter alguma repercussão, para ter algum reflexo nas pessoas que leem”, disse, com muita emoção e felicidade, o Defensor Público e escritor Pedro Torres Lobo escolhido como patrono da 28ª Feira do Livro de Veranópolis, nesta quarta-feira (25). 

Para o Defensor, o patronato é motivo de orgulho tanto em sua carreira como escritor, quanto como servidor público. “Considero importante para minha carreira literária e também para a Defensoria Pública, já que meu nome sempre estará acompanhado do cargo. É um orgulho ainda maior saber que minha filha irá presenciar isso”.

De família sergipana e paranaense, o Defensor nasceu em Curitiba e graduou-se na Faculdade de Direito da PUC-Campinas. Em 2016, começou a redigir seu primeiro livro, “As Aves que Conduzem o Barco”, após ter explorado a produção de contos.  Em 2018, publicou seu segundo livro, “Vinte Anos”, lançado virtualmente pela ADPERGS. 

A prática da escrita surgiu de forma natural para ele, completando a carreira jurídica e servindo como uma válvula de escape para o trabalho cotidiano. Torres Lobo lembra que sempre se identificou com o Direito, mas o gosto pela literatura também o acompanhou em todos esses anos. 

“Para mim, não houve dificuldade em conciliar a carreira jurídica com a literatura, uma coisa completou a outra. A literatura funcionou como uma válvula de escape, até uma terapia. Aconteceu de maneira natural, mas com esforço e dedicação, por conta do trabalho demandado da Defensoria Pública”

De acordo com o escritor, seus dois livros têm total relação com a sua vivência como Defensor Público. Em suas narrativas, Torres Lobo insere questões jurídicas e experiências do trabalho na Defensoria Pública como pano de fundo das histórias. 

No primeiro livro, “As Aves que Conduzem o Barco”, o enredo envolve um processo criminal. Já no segundo, “Vinte Anos”, gira em torno de uma decisão judicial, responsável pela separação entre mãe e filha, para entrega da criança à adoção. 

“Querendo ou não, mesmo que fosse inconsciente, é um extravasamento do que se vivencia. Com certeza, meus livros têm muito do que eu experimento no trabalho, nas histórias que eu já ouvi. Embora as histórias sejam fictícias, elas são um retalho de várias histórias reais.”

Convite ao patronato

O convite para ser patrono da 28ª edição da Feira do Livro de Veranópolis ocorreu nesta quarta-feira, em reunião o prefeito Waldemar de Carli, juntamente com a Secretária de Turismo e Cultura, Diana Alessio Tomiello, a Bibliotecária Sandra Benedetti e a turismóloga Gisele Martins.

“Em nenhum momento havia passado pela minha cabeça essa possibilidade. Fiquei bem surpreso e em igual proporção feliz, me senti muito honrado. É um sentimento de felicidade e reconhecimento”, contou Torres Lobo. 

28ª Feira do Livro de Veranópolis

Neste ano, a tradicional Feira do Livro de Veranópolis acontecerá de forma híbrida, seguindo os protocolos de prevenção ao Covid-19. O evento deve ocorrer em outubro, com a reinauguração da Casa de Cultura de Veranópolis.

Foto: Ton Muller

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo