InstitucionalNotícias

Adpergs presente na cerimônia comemorativa aos 177 anos da Assembleia Legislativa

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), Patrícia Kettermann, participou da cerimônia comemorativa aos 177 anos do Parlamento Gaúcho.

Na recepção das autoridades para a sessão solene comemorativa aos 177 anos da Assembleia Legislativa RS, realizada no Memorial do Legislativo, nessa quarta-feira (18), o presidente da Casa, Alexandre Postal (PMDB), mencionou a solenidade no prédio como um momento histórico, já que o local foi a primeira sede do Parlamento gaúcho, entre 1835 e 1967.

Postal rememorou aos presentes o trabalho feito, ao longo de diversas gestões da ALRS, para a concretização da restauração no prédio, que é a edificação pública mais antiga da capital do estado. O presidente da ALRS destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Memorial do Legislativo para disponibilizar em microfilme todo o acervo histórico do Parlamento.

Durante a sessão solene, Postal relembrou a trajetória da instituição, lembrando que, na instalação da Assembleia Legislativa da Provínicia de São Pedro do Rio Grande do Sul, em 20 de abril de 1835, havia 28 integrantes de dois partidos: Liberal e Conservador. “Ao longo desses quase dois séculos de existência, a Assembleia Legislativa gaúcha foi sempre a casa do povo. Como casa do povo resguardou valores e tradições, foi palco de grandes conquistas, foi acolhimento a perseguidos, foi teto onde as divergências tinham espaço e guarida, foi também objeto de perseguições, tendo vivido inclusive período de portas fechadas e integrantes cassados”, lembrou.

O parlamentar também destacou a figura do general farroupilha Bento Gonçalves, que foi um dos 28 integrantes da primeira legislatura da Assembleia Legislativa Provincial, eleita em fevereiro de 1835 pelo sistema indireto. “Ao reverenciarmos seu nome, estamos homenageado todos aqueles que de alguma maneira, seja como parlamentar, seja como funcionário, deixaram sua participação na história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Presenças

Participam ainda do evento o vice-governador Beto Grill; a primeira-dama do Estado, Sandra Genro; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; além de integrantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, autoridades civis e militares. (Com informações da Agência AL-RS)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo