Na Zona Sul de Porto Alegre, abrigo emergencial no Belém Novo conta com atendimento de equipe da DPE/RS

Em meio a tragédia climática que afeta a capital, a Defensoria Pública segue atuando nos diversos abrigos emergenciais. No bairro Belém Novo, Zona Sul da cidade, uma equipe está atendendo o abrigo criado no ginásio da Paróquia de Nossa Senhora de Belém desde o último dia 05 de maio.
A equipe da Defensoria verifica as condições do local e atende demandas urgentes. As solicitações são variadas, mas residem, especialmente, na solicitação de novos documentos. “Muitos perderam todos os seus meios de identificação. Fiz pastinhas individuais para irem colocando seus novos documentos, pois são muitas pessoas no mesmo local e os materiais podem se perder”, destaca a Defensora Pública Josane Heerdt.
Josane atende o local ao lado de servidores e estagiários. “Vejo que se sentem seguros com a nossa presença. Fizemos uma parceria muito produtiva com a equipe coordenadora do abrigo e agilizamos o que for possível”, frisa.
Por conta do repique ocasionado pelas chuvas desta semana, o número de pessoas no local aumentou. “Estamos atentos às movimentações, pois são muitas pessoas que chegam e saem. Verificamos se os direitos básicos estão garantidos”, finaliza a Defensora Pública.