Atuação dos AssociadosHomeNotícias

Desabrigados de Itaqui recebem ação coordenada da DPE/RS 

Residentes de Itaqui, na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, estão recebendo ações coordenadas pela Defensoria Pública do Estado. O objetivo central é atender demandas urgentes de desalojados e desabrigados em decorrência da cheia do Rio Uruguai. 

De acordo com a Defensora Pública Patrícia Conde, são verificadas as condições dos abrigos emergenciais organizados pelo município, a fim de que os direitos básicos sejam preservados. “A abordagem não envolve somente a questão estrutural, no que diz respeito às acomodações e a higiene. Observam-se também demandas que possam ser levadas ao judiciário, relacionadas à violência doméstica, medicamentos ou regularização de guarda, por exemplo”, destaca. 

Em Itaqui, estão dispostos seis locais para acolhimento de desabrigados. Até esta quarta-feira (15), foram registradas 233 pessoas nesta condição. “No primeiro local visitado, houve a verificação da necessidade de vacinação e de material de limpeza, demandas que foram imediatamente atendidas pelo município”, frisa Patrícia. A expectativa é que todos os espaços recebam a ação até o final desta semana. 

Além da Defensoria Pública, participam representantes do Conselho Tutelar e das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo