Atuação dos AssociadosComunicaçãoHomeNotícias

Defensora Pública participa de palestra sobre os 35 anos de criação do ECA em evento da Unicruz

Na última sexta-feira (05), a Defensora Pública Carla Schoffel Lizot participou da palestra “35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, evento que integrou a programação da Semana Acadêmica da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O encontro ocorreu no Salão Nobre da Universidade, e contou também com a participação da Juíza Nathalia Barreiros e da Promotora de Justiça, Anamaria Thomaz.

Em sua fala, Carla, que atuou na Infância e Juventude nas comarcas de Tenente Portela, Horizontina, Catuípe e Augusto Pestana, destacou que, muitas vezes, situações de abandono, desestrutura familiar e violência, são determinantes para comprometer o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, e que isso, aliado à falta de perspectiva e incentivo, acabam por direcioná-los à criminalidade. Além disso, em relação às medidas de proteção, a Defensora ressaltou a importância da atenção aos laudos, incluindo os do Conselho Tutelar.

Para Carla, a participação da Defensoria em debates como esse é essencial, visto que traz um olhar humano e próximo à realidade dos assistidos. “O olhar da Defensoria é de quem atua diretamente com as famílias e com os jovens, captando muitas falas compartilhadas a partir de uma relação de confiança com a defesa. A partir dessa relação de confiança e não julgamento, nós, Defensoras e Defensores, podemos atuar de forma efetiva na defesa dos seus direitos. Compartilhar essas situações ajuda a sensibilizar os estudantes e futuros profissionais a direcionar um olhar mais empático, humano e preocupado com as situações que envolvem crianças e adolescentes”, pontuou. 

Texto: Gabriela Dalmas
Foto: Divulgação
Supervisão: Renan Silva Neves

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo