HomeInstitucionalNotícias

Defensor Público recomenda criação de mais dois CREAS à Prefeitura de Caxias do Sul

Na última sexta-feira (10), o Defensor Público Raphael Varella Coelho entregou ao prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, uma recomendação para a criação de dois novos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A medida é resultado de um amplo estudo conduzido por Raphael, que reuniu dados e análises de diversos atores do sistema de acolhimento do município.

Atualmente, Caxias do Sul conta com dois CREAS, e um terceiro está com inauguração prevista para o mês de novembro. “Em julho, percebi que a cidade estava com alto índice de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, o que poderia indicar uma precariedade na cobertura da média complexidade. A partir disso, abri um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (PADAC) e, conforme dados recebidos pela Fundação de Assistência Social, traçamos um estudo, verificando diversas informações acerca dos acolhidos, como perfil, região em que residem e etc.”, explicou o Defensor.

Com base nos dados coletados, o estudo apontou que muitos acolhimentos poderiam ser evitados com um fortalecimento da média complexidade, a ser realizada pelos CREAS. No entanto, as unidades existentes são insuficientes para atender à demanda atual. “Com base no estudo, houve a elaboração de pareceres minuciosos. Observamos os aspectos do acolhimento a partir de cinco dimensões: neurocientífica, psicológica, socioassistencial, jurídica e econômica. Cruzando os dados, percebeu-se que o acolhimento em si deve ser sempre evitado e reservado somente a excepcionalidades. O custo do tratamento na média complexidade por meio dos CREAS é menor e o resultado é extremamente satisfatório.”, destacou Raphael.

Durante a reunião na prefeitura, Raphael apresentou o estudo ao prefeito, ao presidente da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul, Mauro Trojan, à diretora de Alta Complexidade, Franciele Roso, e à diretora de Média Complexidade, Cristiane Oliboni. “Fui muito bem recebido e todos foram receptivos à demanda e ao diagnóstico do estudo. Recomendamos a abertura de um quarto CREAS em 2026 e um quinto em 2027.”, afirmou o Defensor.

Após o encontro com o Executivo, Raphael também deverá se reunir com o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Caregnato, para apresentar o diagnóstico. “É fundamental que Executivo e Legislativo trabalhem em conjunto, não como uma política de governo, mas uma política do município de Caxias do Sul.”, concluiu.

Texto: Renan Silva Neves
Crédito: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo