ADPERGS prestigia recepção ao Jurista italiano Luigi Ferrajoli

A presidenta da ADPERGS, Maína Pech, participou na noite desta segunda-feira (1º) de uma recepção promovida pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS) em homenagem ao jurista italiano Luigi Ferrajoli, referência mundial na formulação da teoria do garantismo penal. O jantar ocorreu no prédio-sede da Instituição, em Porto Alegre, e reuniu membros da Administração Superior da DPE/RS, autoridades públicas e Defensores Públicos.
Ferrajoli está no Brasil para uma série de conferências, entre elas a 1ª Conferência da Defensoria Pública do RS, que ocorre nesta quarta-feira, 3 de setembro, reunindo Defensoras e Defensores Públicos de todo o país.
Reconhecido por suas reflexões sobre o papel do Direito na promoção dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o jurista será o responsável pela palestra de abertura, intitulada “Do Garantismo Penal ao Garantismo Constitucional”. Esta é a primeira vez que Ferrajoli participa de um evento promovido pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.
Durante o jantar, ele foi recepcionado pelo Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Arnecke, e, em discurso proferido em italiano, ressaltou a urgência de se fortalecer a defesa da paz global. “É o momento de darmos uma resposta à altura diante do caos que assola o Estado de Direito em todo o mundo. E isso não é utópico. É hora de promovermos uma transformação na defesa da humanidade. É necessário refundar a paz no mundo. Isso pode parecer improvável, mas não é impossível”, destacou.
Texto e foto: Renan Silva Neves/ADPERGS