ComunicaçãoHomeInstitucionalNotícias

 ADPERGS participa de palestra do jurista italiano Luigi Ferrajoli promovida pela AJURIS

Na tarde desta terça-feira (02), a presidenta da ADPERGS, Maína Pech, marcou presença no evento “Diálogos com Luigi Ferrajoli”, promovido pela Escola da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS). O encontro ocorreu no auditório da Escola, em Porto Alegre.  Ministrada pelo professor italiano Luigi Ferrajoli, considerado um dos mais reconhecidos juristas do mundo, a palestra trouxe como tema “O papel da magistratura em tempos extremos”. O italiano também concederá palestra aos Defensores Públicos do Estado nesta quarta-feira (3). 

Durante o encontro, Ferrajoli tratou sobre a crise democrática existente em diversos países, destacando que a ideia de onipotência nos governos está causando a redução da democracia e o nascimento de uma autocracia. O jurista também ressaltou que a crise política existente e o negacionismo agrava ainda mais o momento crítico das catástrofes climáticas que a humanidade vem enfrentando. 

Além disso, o professor destacou a importância da Constituição para a garantia dos direitos dos cidadãos. “Não há Constituição sem a garantia de direitos e sem a separação dos poderes. Esses dois elementos representam a essência do constitucionalismo. Os princípios constitucionais representam os direitos fundamentais, como o direito de liberdade, da paz e da proteção da natureza”, pontuou.

Estiveram presentes no evento, o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, o Corregedor-Geral da DPE/RS, Marcelo Turela, o presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba, a Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos da APERGS, Patrícia Bernardi Dall’Acqua e o Vice-Presidente de Núcleos, Carlos Henrique Kaipper, a secretária-geral da AMP/RS, Maria Cristina Moreira de Oliveira, a diretora da Escola da AJURIS, Clarissa Costa de Lima e o Desembargador Francesco Conti, representando o TJRS.

Texto e foto: Gabriela Dalmas
Supervisão: Renan Silva Neves

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo