InstitucionalNotícias

ADPERGS entrevista a Patrona da 64ª Feira do Livro, Maria Carpi nesta quarta-feira (14)

No dia 14 de novembro, a ADPERGS entrevistará a Patrona da 64ª Feira do Livro, a poeta e Defensora Pública aposentada, Maria Carpi. A conversa ocorrerá às 17h15, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS). A Associação convida Defensores Públicos, servidores e estagiários a participar!

Nascida em Guaporé em 1939, Maria Carpi foi Assistente Judiciária de 1981 a 1993, nesse período, a Defensoria Pública não havia sido criada no Estado, fato que ocorreu somente em 1994. A partir desse ano, foi extinto o cargo, sendo substituído pelo de Defensor Público – que possui atividades equivalentes.

Representou a Defensoria Pública por dois anos no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e, após, por igual período, representou a OAB/RS. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ainda é solicitada para participar de congressos, mas sua dedicação maior está voltada para a literatura. É mãe dos promotores Rodrigo e Carla, do juiz Miguel e do mestre em literatura e formado em jornalismo Fabrício Carpinejar.

Maria Carpi é autora de 17 obras e estreou na literatura em 1990, com “Nos gerais da dor”. Uma das escritoras mais respeitadas da poesia contemporânea brasileira, ela recebeu o reconhecimento da crítica através de diversos prêmios e distinções, entre eles a Menção Honrosa no Casa de las Américas em 1999, em Cuba; o Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1990, e o Erico Verissimo em 1991, por “Desiderium Desideravi”.

Foto: André Ávila/Agência RBS.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo