HomeInstitucionalNotícias

Primeira turma do primeiro concurso para Defensora e Defensor Público do Rio Grande do Sul completa 25 anos de posse

Há exatos 25 anos, em 17 de novembro de 2000, ocorreu um momento histórico para a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS): a posse da primeira turma do primeiro concurso para Defensoras e Defensores Públicos do Estado. O ato, realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, consolidou um novo capítulo para a Instituição e para a população gaúcha que depende do acesso à Justiça.

Naquela sexta-feira, o então Defensor Público-Geral do Estado, Carlos Guazelli, e o então Governador do Estado, Olívio Dutra, conduziram a cerimônia que oficializou o ingresso de 31 novos profissionais na carreira. O grupo havia sido aprovado em meados de 1999 e, logo após a posse, foi distribuído para atuar em 22 municípios do interior — regiões que aguardavam há anos por reforço na prestação de serviços jurídicos voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A chegada da nova turma representou um avanço significativo: foi o primeiro acréscimo de profissionais desde 1980. Com aquelas nomeações, o Estado passou a contar com 190 Defensoras e Defensores Públicos em atividade (hoje, são mais de 400).

Em 2015, a turma foi homenageada pelos 15 anos de posse, durante Festa da ADPERGS (Crédito: Arquivo Pessoal/Silvia Brum)

À época, a DPE/RS registrava cerca de 250 mil atendimentos por ano. Entre 2023 e 2024, de acordo com o relatório anual da Instituição, foram mais de 2 milhões de atendimentos anuais, refletindo não apenas a ampliação de sua estrutura, mas também a consolidação da Defensoria como pilar essencial do acesso à Justiça no Rio Grande do Sul.

Texto: Renan Silva Neves
Foto: Arquivos pessoais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo