ComunicaçãoHomeNotícias

Presidenta da ADPERGS prestigia Sessão Solene em comemoração aos 90 anos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS)

Na tarde desta quarta-feira (25), a presidenta da ADPERGS, Maína Pech, marcou presença na Sessão Especial de comemoração ao aniversário de 90 anos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). A solenidade ocorreu no Auditório Romildo Bolzan, no prédio-sede do TCE, em Porto Alegre. 

Durante a cerimônia, oito personalidades foram homenageadas com a escultura-símbolo do TCE-RS, O Gaúcho, em reconhecimento aos importantes serviços prestados ao serviço público. O presidente do Tribunal, Conselheiro Marco Peixoto, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da união entre todas as Instituições do estado. “O Rio Grande do Sul precisa estar sempre unido, a união faz a força, e a unidade faz parte de todas as instituições do estado, seja a Assembleia Legislativa, seja a Defensoria, seja o Ministério Público. Todos nós estamos no mesmo barco para promover o funcionamento do nosso estado”, disse.

O Governador Eduardo Leite ressaltou a relevante atuação do Tribunal de Contas do Estado ao longo de seus 90 anos. “A trajetória desta corte não é apenas uma história de um órgão técnico, mas é a própria afirmação de um princípio fundamental na coisa pública, o de que o Poder Público deve contas, não somente por uma obrigação legal, mas por uma consciência moral”, pontuou. 

Ainda, a sessão contou com uma roda de conversa com a participação dos conselheiros aposentados Algir Lorenzon e Helio Mileski, que realizaram uma retrospectiva histórica sobre a sua atuação no TCE-RS. As comemorações do aniversário de 90 anos seguirão nos dias 26 e 27, com uma programação especial. 

Também estiveram presentes na solenidade, o Defensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, a Vice-Prefeita de Porto Alegre, Betina Worm, representando a Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Márcio Biolchi, o presidente da ALRS, Pepe Vargas, o presidente do TJRS, Desembargador Alberto Delgado, representando o Procurador-Geral de Justiça, o secretário Dr. João Ricardo Santos Tavares e a representante da AMP/RS, Dra. Maria Cristina Oliveira. 

Texto e foto: Gabriela Dalmas
Supervisão: Renan Silva Neves

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo