HomeInstitucionalNotícias

12º Prêmio ADPERGS de Jornalismo conhece reportagens vencedoras

Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (16), no auditório Daniela Hidalgo da sede da Defensoria Púbica do Estado do RS, em Porto Alegre, foram apresentados os trabalhos vencedores do 12º Prêmio ADPERGS de Jornalismo: “Direito da Mulher – ser, viver e existir”.

Nesta edição, 92 reportagens aptas concorreram ao prêmio que abrangeu jornalistas de todo o país. Participaram da solenidade Defensoras e Defensores Públicos, autoridades públicas e representantes de entidades ligadas a atuação jornalística, além de familiares e convidados dos finalistas. A apresentação ficou a cargo da jornalista Dhani Pitta.

Em seu discurso, a presidenta da ADPERGS, Maína Pech, enalteceu a importância da premiação e da continuidade, tendo em vista que a realização se mantém desde 2012. “Quando a informação responsável se alia à atuação jurídica comprometida, fortalecemos a democracia e a dignidade humana. Neste ano, elegemos como tema Direito da Mulher: ser, viver e existir. Cada categoria homenageia uma mulher que, ao longo da história, simboliza a força, a resistência e as conquistas femininas. A todas e todos os jornalistas que participaram, o nosso reconhecimento e agradecimento. Que este prêmio siga sendo um espaço de valorização de profissionais que informam com responsabilidade e, acima de tudo, com sensibilidade social”, frisou.

Confira os vencedores:

🎓 UNIVERSITÁRIA

🥇 Nathaly Bittencourt – O Fatual UFSC – “Marcas invisíveis: agressão psicológica predomina nas ocorrências de violência contra a mulher em SC”
🥈 Isabela Daudt – Humanista – “Rio Grande do Sul tem 5 cidades entre as 50 com maiores taxas de estupro do país”

📸 FOTOJORNALISMO

🥇Jorge Leão – Brasil de Fato – “Crianças órfãs de feminicídio: traumas, perdas e a luta por direitos”
🥈 Fabiano do Amaral – Correio do Povo – “Bancos vermelhos reforçam luta contra o feminicídio”

🛜 INTERNET

🥇 Lucas Abati – GZH – “Com apenas seis presídios femininos no RS, quase mil mulheres cumprem penas ou aguardam julgamento em unidades masculinas”
🥈 Luciana Pombo – Blog da Luciana Pombo – “Mulheres que conquistam o direito de existir: a Defensoria Pública como última trincheira da dignidade”

📰 IMPRESSO

🥇 Raphael Guerra – Jornal do Commercio Recife – “A trajetória da defensora pública que tem como missão o recomeço para mulheres vítimas de violência”
🥈 Vanessa Behling – Jornal Gazeta do Sul – “Defensoria Pública garante amparo às mulheres”

📻 ÁUDIO

🥇Paulo Rocha – Rádio Gaúcha – “Defensorias públicas se mobilizam para garantir direitos de órfãos do feminicídio”.
🥈Rogério Barbosa – Rádio Estação Web – “O papel da DPE-RS no combate à violência contra a mulher”.

📺 VÍDEO

🥇 Matheus de Souza – TV Tribuna/Band (ES) – “Violências Invisíveis: Patrimonial”
🥈 Vítor Rosa – RBS TV – “Órfãos dos feminicídios: em três anos, RS tem 450 filhos que perderam a mãe para violência contra a mulher”

Confira a galera de fotos no Instagram: https://www.instagram.com/p/DSYJSo9D20s/?img_index=1

Troféus deste ano homenagearem Marie Curie, Ada Lovelace, Carolina Maria de Jesus, Dandara de Palmares, Bertha Lutz e Maria Júlia Coutinho

Texto: Renan Silva Neves
Fotos: Clara Zarth

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo