InstitucionalNotícias

XXIV Encontro Estadual de Defensoras e Defensores Públicos é realizado nesta sexta-feira (03)

A 24ª edição do Encontro Estadual de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul reuniu dezenas de Defensores e Defensoras Públicas, nesta sexta-feira (03). O tradicional encontro ocorreu no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, e contou com palestras, cerimônia de premiação do 8º Prêmio de ADPERGS de Jornalismo e sessões de autógrafos de livros.

Durante a abertura oficial do evento, o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, saudou as Defensoras e Defensores Públicos presentes no encontro, após dois anos de cerimônias remotas. “Durante o período de pandemia, nós também sofremos. Fomos, por muitas vezes, uma Associação em luto, mas estávamos próximos, mesmo que virtualmente, dos nossos assistidos, superando nossas tristezas e perdas. É por isso que temos a honra de te representar e lutar por ti, em busca das condições dignas de trabalho, para que possas continuar lutando por quem precisa, forte e firme para defender o povo gaúcho”, afirmou Rheingantz. 

O Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, também lembrou dos desafios enfrentados durante a pandemia e das superações no período. “Tivemos muitas perdas, mas temos que considerar que evoluímos muito neste período institucionalmente. A Defensoria teve uma resposta muito efetiva nas necessidades das nossas comunidades”, disse.

Foto: Carol Negreiros

Após, o governador Eduardo Leite, de forma remota, parabenizou o trabalho da Defensoria Pública no Estado. Da mesma forma, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, transmitiu os cumprimentos, em nome de todos os deputados estaduais. “Cada vez mais, a Instituição se revela como uma das mais importantes instituições para o acesso à justiça”, ressaltou. 

Foto: Carol Negreiros
Foto: Carol Negreiros

Prêmio de Jornalismo

Na ocasião, os vencedores do 8º Prêmio de ADPERGS foram divulgados. A cerimônia de premiação contou com a presença de profissionais e estudantes de jornalismo de forma presencial e remota.

Confira aqui os vencedores de cada categoria

Foto: Clara Zarth

Palestras

A primeira palestra do encontro contou com a presença de Alex Cardoso, escritor e catador de materiais recicláveis. Durante o evento, o escritor falou sobre sua trajetória como catador de materiais recicláveis, abordou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e apresentou parte de seu livro “Do lixo a bixo: a cultura dos estudos e o tripé de sustentação da vida”, que conta sua história até se tornar calouro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Eu torço para que o meu trabalho enquanto catador não seja eterno. Meu desejo é para que alguns trabalhos não existam mais, mas que exista justiça suficiente para estarmos todos incluídos”, ressaltou.

Foto: Carol Negreiros

Seguindo a programação, a escritora Claudia Tajes e a psicanalista e escritora Diana Corso iniciaram o debate “Palavras que curam: Um papo sobre vida, literatura e psicanálise”, com a mediação da Subdefensora Pública-Geral Institucional da DPE, Rafaela Consalter, e da Subdefensora Pública-Geral Administrativa, Melissa Torres Silveira. 

Ao longo da conversa, foi abordado o processo de escuta afetiva e empática, tanto no atendimento prestado pela Defensoria, como na escrita literária. “Nós temos uma população que vive abaixo da linha da dignidade, invisíveis. Estar com vocês, que tomam essa causa e dão um olhar de empatia, faz com que a pessoa passe a ter uma existência que ela não tinha até aquele momento”, disse Corso. 

Foto: Carol Negreiros

Projeto (Re)volucione seu Ciclo

A ADPERGS e a Defensoria Pública lançaram, no encontro estadual, a campanha de arrecadação ao Projeto (Re)volucione seu Ciclo. 

O objetivo é angariar doações para a produção e distribuição de bioabsorventes a mulheres privadas de liberdade e servidoras da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba. A campanha ocorre de 03 a 20 de dezembro. 

Foto: Carol Negreiros

Autógrafos de livros

Os Defensores Públicos Álvaro Fernandes, com a obra “Manual do Júri”, Waldemar Menchik, autor de “Fiapos & Ferpas”, e Pedro Torres, autor do livro “Vinte Anos”,  realizaram sessão de autógrafos durante o evento. 

Estiveram presentes o Movimento Negro Unificado (MNU), Movimento Nacional de Catadores de Materiais Reciclados (MNCR), projeto Mãos que Sonham, a Ouvidoria-Geral da DPE, a FESDEP, com estandes expostos no saguão do Centro de Eventos. 

Promovido pela ADPERGS e pela Defensoria Pública do Estado, o XXIV Encontro Estadual de Defensoras e Defensores Públicos contou com o patrocínio do Sicredi, e da Unidas Livre no 8º Prêmio de Jornalismo. 

Foto: Carol Negreiros

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo