Solenidade marca recondução de Marcelo Turela de Almeida ao cargo de Corregedor-Geral da DPE/RS
Em cerimônia na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS) durante a manhã desta segunda-feira (02), o Defensor Público Marcelo Turela de Almeida foi reconduzido ao cargo de Corregedor-Geral da DPE/RS, com novo mandato que se estende até 2026. A diretoria da ADPERGS esteve representada no evento pelo Presidente, Mário Rheingantz, e pela Vice-Presidenta Institucional, Maína Pech.
Turela recebeu a unanimidade de votos dos integrantes do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDPE) e liderou a lista tríplice formada pelos (as) também Defensores (as) Públicos (as) Bárbara Lenzi e Saulo Brum Leal Jr. A decisão da recondução foi anunciada pelo Defensor Público-Geral, Nilton Arnecke, em 23 de agosto.
“A Corregedoria cresce quando há pluralidade de ideias e participação de todas todos em tomadas de decisões. Tivemos o diálogo como premissa desde o nosso primeiro dia e definimos como prioridade a busca de soluções para o excesso de trabalho de Defensoras e Defensores Públicos. Cientes de que estamos no caminho certo, seguiremos com este mesmo prisma nesta continuidade”, destacou Turela.
Para o Presidente da APDERGS, a recondução é fruto do trabalho realizado neste primeiro mandato. “Uma corregedoria atenta aos valores institucionais e que dialoga com a classe, é essencial. Nestes dois anos, não houve nenhum caso de Defensor ou Defensora que tenha buscado à Associação sentindo-se prejudicada ou prejudicado em suas prerrogativas pela Corregedoria-Geral. O bom trabalho desta equipe se reflete na escolha de Turela para presidir o Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas (CNCG)”, destacou Mário Rheingantz.
Prestigiaram a solenidade o Defensor Público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; os representantes do TJ/RS, MP/RS e TRE/RS, respectivamente, Ícaro Carvalho de Bem Osório, Lessandra Bergamaschi e Patrícia da Silveira Oliveira; a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Maria Rolim Bastos; a subdefensora pública-geral para Assuntos Institucionais, Silvia Pinheiro de Brum; o subdefensor público-geral do Estado para Assuntos Jurídicos, Jaderson Paluchowski; subdefensora pública-geral para Assuntos Administrativos, Aline Corrêa Lovatto; a defensora pública Chefe de Gabinete, Fabiane Lontra; ; o Ouvidor-Geral da DPE/RS, Rodrigo de Medeiros; e o presidente da Fundação Escola Superior da Defensoria (FESDEP), Felipe Lavarda.