HomeNotícias

Projeto “Maquiarte” promove empoderamento e qualificação profissional para adolescentes em medida socioeducativa

A aula inaugural do projeto “Maquiarte”, curso profissionalizante para adolescentes que estão no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF), ocorreu na tarde de ontem (23/8) e contou com a participação das primeiras alunas. A iniciativa é uma parceria entre a ADPERGS, a DPE/RS, o MP/RS e a AMP/RS.

Ao total, serão cinco aulas destinadas às jovens, com o objetivo de trabalhar a autoestima e incentivar o exercício da atividade profissionalizante na área da maquiagem. O projeto é coordenado pela Defensora Pública Paula Simões Dutra de Oliveira, titular da 3ª Defensoria Pública da Infância e Juventude, em colaboração com a Promotora de Justiça Carla Carrion Frós.

“Sempre que falamos em socioeducação, a palavra que vem à mente é oportunidade. A ideia do curso surgiu justamente pensando nessa palavra e em atingir dois objetivos: o primeiro seria no resgate da autoestima dessas jovens, que muitas vezes vem de um contexto de muita vulnerabilidade. Segundo, de conferir uma ferramenta profissionalizante. A maquiagem acaba sendo um instrumento de múltiplos recursos”, ressaltou a Defensora durante a inauguração do projeto.

No primeiro encontro, as alunas aprenderam sobre noções de biossegurança, tipos de pele e texturas. Já nas próximas atividades, serão ensinadas técnicas de preparação da pele, remoção da maquiagem e diferentes estilos para o dia e para a noite. Todas as aulas são ministradas pela consultora de beleza Lisiane Gonçalves.

Além de aprender as novas ferramentas, as adolescentes compartilharam relatos sobre suas experiências com a maquiagem e suas expectativas para o curso. “Espero que no curso eu consiga ter esse conhecimento para fazer umas maquiagens mais profissionais minhas. Porque a área de beleza é uma coisa que só cresce e para maquiadora eu tenho sentido um maior espaço no mercado”, disse uma das alunas.

O Assistente de Direção em Medida Socioeducativa da FASE-RS, Roque Della-Méa, falou em nome da fundação sobre o projeto. “Elas estão muito empolgadas na expectativa dessa informação, dessa instrução, dessa profissionalização, e isso está trazendo para elas um aconchego, um carinho na sua autoestima, que é muito importante para elas enquanto cumprindo medida socioeducativa e para o seu futuro”, afirmou.

A ADPERGS foi apoiadora da ação, com a doação de recursos para compra de produtos utilizados pelas alunas. Ao final do curso, a participante que apresentar melhor desempenho durante as aulas receberá um kit e um cadastro da marca de cosméticos Mary Kay. Será concedido certificado a todas as jovens que comparecerem a 75% dos encontros. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo