HomeInstitucional

Programa de Educação da Secretaria Municipal de São Leopoldo, apoiado pela ADPERGS, recebe reconhecimento do CEDH-RS

Nesta sexta-feira (28), o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, e a Defensora Pública Cristiaine Johann, participaram da solenidade de entrega de moção de apoio e reconhecimento do Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS (CEDH-RS) à Secretaria de Municipal de Educação de São Leopoldo (SMED), pelo Programa de Educação para a Sustentabilidade – PESC. A solenidade ocorreu às 10h, na Prefeitura do Município.

O Programa de Educação para a Sustentabilidade na Cidade – PESC, desenvolve por meio da integração dos projetos educacionais existentes no município, diversas atividades junto às escolas e comunidades do município, em temas relacionados aos direitos humanos, gênero e sexualidade, diversidade cultural, entre outros temas. A ADPERGS, por meio do seu projeto de Educação em Direitos, foi parceira e contribuiu com o programa. 

“A ADPERGS abraçou esse projeto e se colocou à disposição da comunidade para que as Defensoras e Defensores praticassem muito mais do que o trabalho de assistência jurídica integral e gratuita, feitos no dia a dia, mas também a missão constitucional de educação em direitos, que nada mais é do que educar sobre direitos humanos, cidadania, Constituição Federal e formação do estado”, disse Rheingantz.

Mais de 600 pessoas, entre elas, professores, alunos e representantes da comunidade, já foram formadas pelo Programa de Educação para a Sustentabilidade na Cidade, com mais de 80 entidades parceiras, entre elas, a ADPERGS. 

Representando o Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS, a Defensora Pública e membra da Comissão Temática de Educação em Direitos do CEDH-RS, Cristiaine Johann, comentou sobre o atual momento da educação. “A educação em direitos é essencial. Embora ela esteja prevista no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e no Plano Internacional de Educação em Direitos Humanos, nós vemos crescer um movimento contrário, que parece não entender o verdadeiro propósito dessa educação de direitos humanos que é apartidária e para todos”, disse Johann. 

Ainda, a Defensora parabenizou a SMED e a PESC pela iniciativa. “O programa viabilizou espaço para que essa educação em direitos humanos fosse fomentada dentro de cada escola, formando multiplicadores que vão levar para suas casas e suas comunidades essa visão de dignidade, que precisa ser resgatada quando se fala em direitos humanos”, finalizou. 

A educação para a sustentabilidade na cidade proposta pelo PESC está articulada ao espaço escolar, o currículo, a gestão e, principalmente, vinculado às pessoas e suas comunidades. Além da ADPERGS, também contribuíram para o projeto: o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA; o Programa Saúde na Escola – PSE; o Centro Permanente de Educação Ambiental – CEPEA, Parque Imperatriz Leopoldina, o Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade – PASEC, a Apoena Socioambiental, a KLABIN, a Secretaria dos Direitos Humanos – SEDHU, a Busca Ativa, a Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM, a Grupo Escuta Poética – UFRGS,  a Núcleo de Educação Étnico-Racial – NERER, a UNISINOS, a UERGS, entre outros.

Participaram da reunião o Prefeito do Município de São Leopoldo, Ary Vanazzi, representando o CEDH, a Defensora Pública Cristiaine Johann, o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, o Secretário de Educação de São Leopoldo, Ricardo Luz, e a representante da SMED, Renata de Matos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo