Presidenta da ADPERGS prestigia abertura do XV Congresso Estadual do Ministério Público em Gramado

Nesta quarta-feira (11), a presidenta da ADPERGS, Maína Pech, participou da solenidade de abertura do XV Congresso Estadual do Ministério Público. Sob a temática “30 Anos Construindo História”, o evento reuniu autoridades, palestrantes e representantes dos colegiados nacionais da Instituição em painéis temáticos, apresentações de teses e plenárias.
No auditório do Hotel Serrazul, em Gramado, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, declarou aberta a décima quinta edição do Congresso Estadual do Ministério Público. Os discursos de abertura ressaltaram a missão constitucional e o compromisso do Ministério Público na defesa do regime democrático e do sistema eleitoral brasileiro.
Abertura oficial
O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, foi o primeiro a se pronunciar. Em seu discurso, ele relembrou o contexto histórico da realização do primeiro Congresso, em 1990, em Canela, e as mudanças pelas quais o Ministério Público passou ao longo das três décadas de realização do evento. “O MP chega em 2022 altivo, forte e unido para seguir servindo à sociedade brasileira”, afirmou, destacando que o momento presente também traz desafios relevantes como os ataques à democracia, ao sistema de Justiça e ao papel da Instituição. “Estamos pagando um preço altíssimo muito mais pelos nossos feitos do que pelos nossos defeitos. Atuamos forte em todos os espaços que nos foram dados. Tocamos figuras da República que, até pouco tempo atrás, eram intocáveis e que, até hoje, não aceitam o império da lei”, disse o presidente da Associação.
Autoridades presentes
Compuseram a mesa da cerimônia de abertura o governador do Estado, delegado Ranolfo Vieira Jr; o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares; o procurador-geral de Justiça do RS, Marcelo Lemos Dornelles; o representante da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Lizete Andreis Sebben; o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira; o representante da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcelo Van Hatten; o conselheiro nacional de Justiça, Sidney Pessoa Madruga da Silva; o corregedor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’albuquerque Lima Neto; o vice-presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Péricles Aurélio Lima De Queiroz; o representante do procurador-geral da República, Eunice Carvalhido; a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União e procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; o presidente da CONAMP, Manoel Murrieta; a procuradora-geral do Município de Gramado, Mariana Reis; o corregedor-geral do MPRS, Marcelo Liscio Pedrotti; o presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Cláudio Wolff Harger; e o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardelotto.
Informações: AMP/RS.