HomeInstitucionalNotícias

Nova diretoria da FESDEP toma posse em cerimônia na sede da ADPERGS

A nova gestão da Fundação da Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (FESDEP), eleita para o biênio 2023-2024, foi empossada nesta segunda-feira (30). A solenidade de posse ocorreu de forma híbrida na sede da ADPERGS, com transmissão pelo YouTube. 

Foram empossados o Diretor-Presidente, Felipe Facin Lavarda, o Diretor Administrativo, Antônio Trevisan Fregapane, a Diretora Tesoureira, Juliana Coelho de Lavigne, e o Diretor de Ensino, Rodrigo dos Santos Ribeiro. Integram a titularidade do Conselho Fiscal Thales Vieira dos Santos, Fernanda Miller da Cunha Almeida e Juliana Dewes Abdel. Na suplência, Loraina Raquel Scottá, Felipe Frota Aguiar Drummond e Fernanda Pretto Fogazzi Sanchotene. Já os representantes dos Instituidores são Adriana Hervé Chaves Barcellos e Cláudio Batista de Souza. 

Integram a titularidade do Conselho Deliberativo o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, a vice-presidenta Institucional, Maína Pech, o Diretor de Assistência à Saúde, Diego Rodrigues Quadros, o corregedor-geral da Defensoria Pública, Marcelo Turela, e a Defensora Pública-Geral do Estado em exercício, Melissa Torres Silveira, representando o Defensor Público-Geral, Antonio Flávio de Oliveira. 

Ainda, integram o Conselho Fiscal Thales Vieira dos Santos, Fernanda Miller da Cunha Almeida e Juliana Dewes Abdel. Na suplência, Loraina Raquel Scottá, Felipe Frota Aguiar Drummond e Fernanda Pretto Fogazzi Sanchotene.

Durante a cerimônia, o presidente Felipe Facin Lavarda falou sobre suas expectativas para o próximo ano e os objetivos da nova gestão. “Somos um grupo diverso e plural, com representantes de todas as fases da defensoria, e que buscou retratar também a riqueza da diversidade da sociedade brasileira. Somamos experiências associativas e vivências acadêmicas para poder entregar coletivamente nosso melhor, em uma diretoria que pretende ser horizontal em todas as suas deliberações. Amigas e amigos, tenho certeza, iremos trabalhar para concretizar os objetivos fundantes da nossa escola, aprofundando, cada vez mais, o debate sobre os Direitos Humanos em todas as suas vertentes, exercendo nosso papel de difusor do conhecimento jurídico, da educação de direitos e deveres e do pensamento humanista. Além da permanente qualificação do quadro de Defensoras e Defensores Públicos, servidoras e servidores, com o quadro de estagiárias e estagiários”, destacou.

Na oportunidade, o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, ressaltou a importância da FESDEP para as Defensoras e os Defensores Públicos. “A Escola molda a nossa personalidade, molda nossos valores, faz com que possamos ter um polimento final nessa construção muito sólida de uma carreira que precisa ter a capacidade de ter a dureza e a força para fazer enfrentamento hegemônicos e contramajoritários e ao mesmo tempo o afeto. de olhar no olho das pessoas para as quais somos a única razão de existir como carreira, como instituição. Não tenho dúvida da capacidade e da competência, mas sabendo das dificuldades, posso dizer que por parte da ADPERGS, as portas estão abertas”, disse. 

A ex-presidenta da Escola, Patrícia Kettermann, expressou seu reconhecimento às gestões antecedentes pelo trabalho realizado na FESDEP e destacou pontos importantes da sua gestão. “Obtivemos êxito porque, em grupo, pudemos manejar conscientemente a força política do saber. A partir do engajamento pedagógico pautado em paulo freire e bell hooks, afeto como categoria política, pensamento crítico, esperança e transgressão como instrumento contra hegemônico. Atuamos puramente como escola e nesta condição aumentamos muito a oferta e qualificamos o conteúdo que sempre foi de excelência, direcionamento desafios intelectuais aos integrantes do coletivo, na área restrita, aos concurseiros com os inovadores cursos específicos e a toda sociedade, através dos conteúdos abertos e redes sociais”, afirmou.

Participaram da solenidade a Defensora Pública-Geral do Estado em exercício, Melissa Torres Silveira, a vice-diretora da Escola Superior do Direito Municipal, Cristiane da Costa Nery, a Ouvidora-Geral da DPE/RS, Marina Dermmam, a Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, Monaliza Fernandes, além de familiares e amigos dos empossados. Participaram de forma remota a vice-presidenta da ADPERGS, Maína Pech, e a Secretária-Geral Adriana Hervé Chaves Barcellos. 

Nova gestão:

Diretor-Presidente: Felipe Facin Lavarda
Diretor Administrativo: Antônio Trevisan Fregapane
Diretora Tesoureira: Juliana Coelho de Lavigne
Diretor de Ensino: Rodrigo dos Santos Ribeiro
Conselho Fiscal: Thales Vieira dos Santos, Fernanda Miller da Cunha Almeida e Juliana Dewes Abdel
Suplentes: Loraina Raquel Scottá, Felipe Frota Aguiar Drummond e Fernanda Pretto Fogazzi  Sanchotene. 

Já os representantes dos Instituidores são Adriana Hervé Chaves Barcellos e Cláudio Batista de Souza. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo