Mutirão com mais de 60 Defensoras e Defensores ocorre em POA
Defensoras e Defensores Públicos do Rio Grande do Sul participaram de um Mutirão de atendimento voltado às pessoas em situação de rua nesta segunda-feira (20), em Porto Alegre. A ação proposta pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS) ocorreu em alusão ao dia nacional da Defensoria Pública e dia da Defensora e Defensor – 19 de maio – e compôs a campanha nacional “Um novo presente é possível – Defensoria Pública pela superação da situação de rua”, que seguirá ocorrendo em todo o país no restante do ano.
A atividade contou com a participação de mais de 60 Defensoras e Defensores e se estendeu durante o todo dia, percorrendo diversas áreas da capital dos gaúchos. No turno da manhã, a concentração ocorreu no espaço Cozinha Solidária, no bairro Azenha. A equipe auxiliou na preparação e distribuição de refeições aos atendidos pelo local. Durante à tarde, Defensoras e Defensores se dividiram em equipes, com o objetivo de atender diferentes bairros e regiões. Foram atendidos o Colégio Júlio de Castilhos e o Centro POP (bairro Santana), o espaço Amurt-Amurtel (bairro Ponta Grossa) e as imediações da Arena do Grêmio (bairros Anchieta e Humaitá).
A ação foi encerrada com atendimentos e apresentações musicais no Centro Padre Leonardi, no bairro Restinga, por meio de parceria com a Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul. Para o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Mário Rheingantz, a ação possui caráter prático e simbólico. “Não é a forma que costumamos celebrar o dia da Defensora e do Defensor, mas nos trouxe enorme satisfação podermos contribuir com trabalho, especialmente para as pessoas a quem se destina a nossa existência e que estão em um momento de extrema vulnerabilidade”, frisou.
O mutirão contou com a parceria da Defensoria Pública do Estado, Ministério dos Direitos Humanos e Defensoria Pública da União.