Maior abrigo emergencial de Novo Hamburgo conta com atuação de Defensoras e Defensores
Uma das regiões mais atingidas pela tragédia climática, o Vale do Sinos conta com a assistência de equipes numerosas da Defensoria Pública. Localizado na FENAC, em Novo Hamburgo, um dos maiores abrigos emergenciais da região é atendido diariamente desde o último 4 de maio.
Num primeiro momento, o trabalho de Defensoras e Defensores Públicos esteve diretamente ligado à equipe da Prefeitura Municipal, auxiliando no encaminhamento das cidadãs e cidadãos que chegavam após os resgates na cidade. Além disso, o abrigo acolheu pessoas oriundas de São Leopoldo, especialmente residentes de áreas limítrofes com Novo Hamburgo.
A Defensoria Pública também articulou junto à Prefeitura para que aqueles que deixassem o abrigo para retornarem aos seus lares, ou mesmo para irem à casa de parentes, saíssem do local levando consigo o básico, como cesta básica, kit de limpeza e um colchão. “Estamos participando ativamente, das 7h às 22h, em turnos, nos revezando. Articulamos para garantir a resolução de demandas, auxiliando o município com os encaminhamentos necessários, para que todas e todos tenham seus direitos básicos assegurados”, destaca a Defensora Pública Deisi Sartori.
Desde o início desta semana, em parceria com o Poder Judiciário e a OAB, a equipe também está atuando na requisição da segunda via de documentos, como certidão de nascimento e certidão de casamento. Somente nos primeiros dias, foram mais de 600 solicitações. “Seguiremos atuando no local enquanto a situação exigir. Nossa equipe está à disposição para prestar a assistência necessária”, finaliza a Defensora. Este serviço também ocorre em outros abrigos emergenciais da cidade, com equipes volantes.
Estão entre os (as) integrantes da ação os (as) Defensores (as) Sérgio Monteiro, Mariana Salla, Melina Coronel, Deisi Sartori, Domingos Barroso, Roberta Pretto, Marília Gabriela Oliveira, Miriane Tagliari, Rafael Magagnin e Carla Nogueira.