HomeInstitucional

Incentivo à arte urbana: ADPERGS apoia projeto em prédio do DAER

A Diretoria Social e Cultural da ADPERGS é apoiadora do projeto de arte urbana que estampará a lateral do prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RS).

A pintura de 65 metros de altura por 15 de largura vem sendo realizada pelos muralistas de renome internacional, a suíça Mona Caron e o paulista Mauro Neri, e deve ficar pronta ainda em dezembro.

O desenho destaca a planta Justicia Gendarussa, conhecida como quebra-tudo ou abre caminhos, que cresce nas mãos de uma mulher negra. Escolhida pelos(as) artistas, a planta representa superação, resiliência e resistência.

“Temos muito orgulho de participar como entidade apoiadora da obra cheia de significados. Consideramos que a arte tem poder transformador, não só para as pessoas, mas também para os espaços da nossa cidade. Porto Alegre, com certeza, ganha muito mais vida com o mural elaborado pelos artistas”, afirma o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz.

A iniciativa, promovida pelo Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), visa incentivar a arte urbana em espaços de Porto Alegre e conta com o apoio da ADPERGS, ao lado de mais de 100 instituições parceiras.

Sobre os(as) artistas

Mona Caron: Natural da Suíça, a artista realiza pinturas em murais de grande escala em espaços públicos, com encomendas para prefeituras nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América do Sul.

Mauro Neri: Nascido na periferia de São Paulo, o educador e artista plástico é co-responsável pelos movimentos Imargem, Cartograffiti e Infograffiti. Formado em licenciatura em Artes Visuais, frequentou a Academia de Belas Artes na Itália.
Mona e Mauro têm colaborado em múltiplos projetos em vários países na Europa, EUA e Brasil nos últimos dois anos.

Juntos, realizaram um duplo-mural de grande escala nos dois lados de um prédio em São Paulo em 2020. Ambos buscam elevar e reafirmar os valores de profundo cuidado da natureza e de todos os seres humanos de forma igual, com obras de arte esteticamente agradáveis que elevam o espírito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo