Nesta quinta-feira (04/04), aconteceu a abertura do Seminário Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos e o Lançamento da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), promovido pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH) da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS). O encontro ocorre nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/04) das 9h às 18h, no Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do RS (CJUD), na rua Celeste Gobbato, 229 – Porto Alegre/RS.

O objetivo do Seminário é mobilizar Defensoras, Defensores, servidoras e servidores para que adotem práticas de acolhimento adequado aos assistidos da Instituição e, também, ao público interno. Além disso, pretende sensibilizar e ampliar a cultura do respeito às diversidades, da inclusão e da acessibilidade no dia a dia da Defensoria Pública.

A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, falou na solenidade de abertura sobre os novos desafios. “Estar na Defensoria é buscar a inclusão, a integração, é ser vocacionado e querer estar junto, dividir, compartilhar e não se faz isso sozinho. A Instituição precisa que estejamos todas e todos capacitados para enfrentar os novos desafios”, finaliza.

Durante o evento, ocorreu a apresentação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, pela Defensora Pública Presidente da CPAI, Melissa Torres Silveira. Durante os dois dias de evento, a programação conta com palestras, relatos de experiências, oficinas interativas e mesas de debate.   

A ADPERGS apoia o evento e oferece, em parceria com o Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do RS (SINDPERS), coffee break para os presentes.

Além da presidente da ADPERGS, participaram da solenidade o Defensor Público-Geral, Cristiano Vieira Heerdt; Corregedora-Geral da Defensoria Pública, Adriana Herve Chaves Barcellos; Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública e Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Mário Silveira Rosa Rheingantz; Coordenador-Geral do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado, Thomas Vieira; Secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, representando o governador do Estado, Eduardo Leite; representante da Presidência da Assembleia Legislativa, Deputado Eduardo Loureiro; representante do Tribunal de Justiça, Juíza-Corregedora, Geneci Ribeiro de Campos; Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social, a Procuradora de Justiça, Angela Salton Rotunno, nesta cerimônia representando o Procurador-Geral de Justiça, Fabiano Dallazen; representante do Ministério Público Federal, Procurador da República, Enrico Rodrigues de Freitas; Defensor Regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União no Estado, Atanásio Darcy Lucero Junior; representante da mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Paulo Brum; Coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria-Geral do Estado, Jorge Luis Terra, neste ano representando o Procurador-Geral, Eduardo Cunha da Costa e a Deputada Estadual, Luciana Genro.

Foto: ASCOM DPERS / Nicole Borges de Carvalho

 

Confira a programação do 2º dia de evento - 05 de abril de 2019

MANHÃ

09h - Palestra: População LGBT Encarcerada: Violência e Invisibilidade

Mediador: Alexandre Picolli - Defensor Público – DPE/RS

Bruno Pugialli Cerejo - Defensor Público – DPE/RS

10h - Mesa redonda: “Violência Estatal, Discriminação e Diversidade: repensando o atendimento e o enfrentamento de crises”

Mediador: Mário Silveira Rosa Rheingantz - Defensor Público – DPE/RS

Lívia Miranda Müller Drumond Casseres - Defensora Pública – DPE/RJ

Hélio Luz - Delegado e ex-chefe da Polícia Civil do RJ

12h - Intervalo Almoço

TARDE

13h15 - Oficinas

a) Diversidade Racial (discussão do documentário: Zumbi somos nós)

Simone Vieira da Cruz - Psicóloga - Ouvidoria da DPE/RS

Mariana de Mello Sampaio - Estagiária do CRDH – DPE/RS

b) Diversidade Sexual e de Gênero

Daniel Paulo Caye - Técnico Administrativo – DPE/RS

Sandrine Monte Knopp - Técnica Administrativa – DPE/RS

c) Cadastros públicos e questões de gênero, deficiência e cor: discriminação ou avanço?

Angelita Maria Maders - Defensora Pública – DPE/RS

Luana Borba Iserhard - Analista Processual – DPE/RS

15h30 - Palestra de Encerramento: "Interseccionalidade e Política de Inclusão e Cotas nos setores públicos e privados"

Mediadora: Gizane Mendina Rodrigues - Defensora Pública – DPE/RS

Lisiane Lemos - Especialista em soluções da Microsoft e cofundadora da ONG Rede de Profissionais Negros

Letícia Padilha - Advogada, integrante da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB

17h30 - Avaliação do Evento.

04 de Abril de 2019

Logos Banrisul e Brasao Governo