Como parte da programação do mês da consciência negra, nesta sexta-feira (08/11), às 09h, ocorreu o Seminário “Direitos Humanos e o Combate ao Racismo”, promovido pela Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH), e pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), no auditório do PROCON. Com objetivo de capacitar e conscientizar o público para a temática do racismo, cerca de 100 Defensoras e Defensores Públicos e servidoras e servidores prestigiaram o evento que acontece durante o dia inteiro com palestras e painéis. Também foi lançada a cartilha “Direitos Humanos e o Combate ao Racismo” pela Defensora Pública Gizane Mendina.

A abertura contou com a participação do Defensor Público-Geral, Cristiano Heerdt e o Defensor Público Dirigente do NUDDH e do CRDH, Andrey Régis de Melo. Após, foi realizado o Lançamento do GT Igualdade, pela Defensora Pública integrante do NUDDH, Gizane Mendina Rodrigues. Encerrando a manhã, os colegas assistiram ao painel “Além do apito final, o racismo dentro e fora do estádio”, com participação especial do ex-árbitro e atual comentarista de arbitragem, Márcio Chagas da Silva e o Diretor-Executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho. O Grupo Poetas Vivos terminou a capacitação do turno da manhã com atividade cultural. 

Na parte da tarde, foi organizada mesa-redonda com a temática “Política de Cotas: história e efetivação”, com coordenação da Defensora Pública, Gizane Mendina Rodrigues e as palestrantes: Procuradora da Universidade Federal do Paraná, Dora Lúcia Bertúlio, doutora em Antropologia Social, Laura Cecília Lopez e o Assessor Jurídico do Conselho Estadual do Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul, Gleidson Renato Martins Dias.

Encerrando o seminário, foi trazido para discussão o painel “A Defensoria Pública e as ações afirmativas - desafios e possibilidades”, com participação da Defensora Pública Melissa Torres, do Defensor Público Andrey Régis de Melo, do técnico administrativo da Defensoria Pública, Veyzon Campos Muniz e da psicóloga Letícia Souza Mello.

A ADPERGS apoiou o Seminário “Direitos Humanos e o Combate ao Racismo”, e promoveu Coffee Break, às 16h30, para todos os presentes no evento da Defensoria Pública.

08 de Novembro de 2019

Logos Banrisul e Brasao Governo