A solenidade de posse da nova diretoria da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) para o biênio 2019/2021 aconteceu nesta quarta-feira (13/02), em Brasília. Estiveram presentes a presidente da ADPERGS e Diretora Coordenadora da Região Sul, Juliana Lavigne, a Diretora Adjunta de Relações Internacionais e Defensora Pública do RS, Adriana Burger, as Defensoras Públicas Bárbara Lenzi e Marta Zanchi e o Defensor Público Rafael Raphaelli.

Além do presidente Pedro Paulo Coelho, do Espírito Santo, a solenidade empossou também os três vice-presidentes: Rivana Ricarte (institucional, do Acre), Gustavo Alves de Jesus (jurídico-legislativo, de Goiás) e Flávio Wandeck (administrativo, de Minas Gerais), e demais integrantes dos conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal.

Em seu discurso de posse, o novo presidente enalteceu o trabalho coletivo das associações estaduais e salientou o desafio de comandar a ANADEP em 2019, ano que a entidade completará 35 anos. “São mais de três décadas de luta pelo fortalecimento da Defensoria Pública, que ainda está distante de encontrar seu verdadeiro patamar constitucional. Conquistas como a Emenda Constitucional 80, Lei Complementar 80, Lei Complementar 132 e a previsão da Defensoria na Constituição de 88 foram frutos do trabalho incansável da ANADEP, das Associações estaduais e de cada colega Defensora e Defensor Público”, afirma.

Pedro também apresentou os sete eixos de atuação da nova diretoria: a atuação legislativa no plano nacional, o apoio às associações estaduais, o fortalecimento da imagem institucional, a transparência na gestão e informação ao alcance de todos, a atuação internacional, o apoio à atuação afirmativa de gênero dentro das Defensorias e Associações Estaduais e o fortalecimento da comunicação institucional.

A cerimônia reuniu mais de 200 pessoas, entre autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, presidentes de associações estaduais, ex-presidentes da ANADEP, defensoras e defensores públicos de diversas regiões e representantes da sociedade civil.

Foto: ASCOM ANADEP.

14 de Fevereiro de 2019

Logos Banrisul e Brasao Governo