Aconteceu em Belo Horizonte (MG) o I Encontro de Defensoras e Defensores Públicos da Região Sudeste, nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/11). Além da Assembleia Geral Extraordinária que definiu como tema da Campanha Nacional da ANADEP de 2019  “Defensoria Pública e os direitos das mulheres”, o evento contou com diversas palestras. A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, e as colegas associadas Alessandra Quines, Eleonora Mascarenhas e Isabel Wexel também estiveram presentes.

Encontro Regio Sudeste

Com mais de 200 participantes, o Encontro, que foi realizado no Espaço de Eventos da Unimed, reuniu Defensoras e Defensores Públicos de todo o país para discutir os principais temas relacionados à atuação da Defensoria Pública e sua importância na sociedade.

Abrindo o Encontro, no dia 29/11, o Defensor Público-Geral do Estado do Rio de Janeiro, André Castro, e o jornalista sócio fundador da Queiroz Assessoria Parlamentar e Sindical, Antônio Augusto de Queiroz, palestraram sobre “Perspectivas da Defensoria Pública no cenário político atual”.

Já nesta sexta-feira, a programação iniciou com o painel “Defensoria Pública por um Sistema de Justiça Inclusivo – O Caso Rio Doce”, com a advogada e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Tchenna Maso, a Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA/UFOP), Karine Carneiro, e a Defensora Pública do Espírito Santo, Mariana Andrade Sobral.

A Defensora Pública do Rio Grande do Sul, Isabel Wexel, que acompanhou o evento nos dois dias, ressalta a palestra do DPE de São Paulo, Caio Granduque, que trouxe o tema “A Defensoria Pública no Estado Pós-democrático”. Segundo ela, “a fala de Caio mostra que não podemos ter medo no atual cenário político e que os nossos lemas, como Defensores Públicos, são coragem e amor. Saio daqui fortalecida e com a certeza de que estou no lugar certo na Defensoria Pública”.

Palestra Caio

O evento foi realizado pela Associação de Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro (ADPERJ), Associação dos Defensores Públicos de São Paulo (APADEP), Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (ADEPES) e Associação Nacional dos Defensores Públicos.

Quer saber mais? Confira em http://www.adepmg.org.br/.

Foto de capa: ASCOM/ADEP-MG.

30 de Novembro de 2018

Logos Banrisul e Brasao Governo