Dezenas de defensores públicos inativos participaram ontem da primeira edição do Encontro Estadual de Defensores Públicos Aposentados, promovido pela Adpergs, na Capital. O evento, que teve como tema "Os Defensores Públicos e a Inatividade", iniciou com um almoço no Clube do Comércio, prosseguindo durante a tarde com palestras interativas, que contaram com a presença da sub-defensora pública- geral , Luciana Pereira Kern.

Dezenas de defensores públicos inativos participaram ontem da primeira edição do Encontro Estadual de Defensores Públicos Aposentados, promovido pela Adpergs, na Capital. O evento, que teve como tema "Os Defensores Públicos e a Inatividade", iniciou com um almoço no Clube do Comércio, prosseguindo durante a tarde com palestras interativas, que contaram com a presença da sub-defensora pública- geral , Luciana Pereira Kern. Também participaram deste momento de diálogo com os associados, conduzido pela diretora do Departamento de Aposentados da Adpergs, Genice Selaimen da Silva, o diretor do departamento do interior da Associação, Enir Madruga de Ávila, o advogado e consultor jurídico, João Nonohay, a defensora Nívea de Matos Nunes Rolim, do Departamento dos Aposentados e Pensionistas da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, e a associada Lisia Lenhardt Saint Pastous.

A experiência e a identificação daqueles que foram os precursores da carreira de defensor público no Estado com os valores da instituição foram destaque na fala da sub-defensora pública-geral. Ao responder questões pontuais trazidas pelos aposentados e dissolver dúvidas quanto às metas e expectativas da atual administração, Luciana Kern enfatizou a diferença de perfil entre os profissionais mais antigos, daqueles que ingressam hoje na carreira. "Eu noto claramente essa diferença. Antigamente, quando se decidia ir para a Defensoria Pública, era porque se tinha realmente uma grande identificação com os valores da instituição. Vejo, hoje, que precisamos ter muito cuidado com aquele que é nosso maior patrimônio, que é nossa credibilidade, a confiança que adquirimos da sociedade", avaliou.

Conforme a diretora do Departamento de Aposentados da Adpergs, Genice Selaimen da Silva, este I Encontro Estadual de Defensores Públicos Aposentados deve resultar na constituição de um documento, no qual devem constar as principais preocupações manifestadas pelos participantes durante as palestras, assim como sugestões para encaminhamento de soluções, a ser divulgado via internet.

25 de Abril de 2012

Logos Banrisul e Brasao Governo