Diretoria e candidatos a Defensor Público-Geral definem regras e sorteios para o Debate Adpergs 2012

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, Patrícia Kettermann, conduziu a reunião que definiu as ordens de apresentação e as regras do Debate Adpergs 2012. Com a presença dos quatro candidatos a figurar na Lista Tríplice para escolha do Defensor Público-Geral, a reunião foi realizada na sede da associação. O encontro contou ainda com assessores das candidaturas. O regulamento do debate, que será realizado a partir das 19 horas do dia 2 de março no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, está disponibilizado abaixo.

A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, Patrícia Kettermann, conduziu a reunião que definiu as ordens de apresentação e as regras do Debate Adpergs 2012. Com a presença dos quatro candidatos a figurar na Lista Tríplice para escolha do Defensor Público-Geral, a reunião foi realizada na sede da associação. O encontro contou ainda com assessores das candidaturas. O regulamento do debate, que será realizado a partir das 19 horas do dia 2 de março no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, está disponibilizado abaixo.

Debate Adpergs 2012

Compromisso com a Democracia. Fortalecimento da Defensoria Pública

A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs) realizará, às 19 horas do dia 2 de março de 2012, nas dependências do Hotel Plaza São Rafael, no salão Nobre, Av. Alberto Bins, 514, um debate entre os candidatos ao cargo de Defensor Público-Geral do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do evento é oportunizar discussão de temas relacionados à prática da Defensoria Pública, além de dar aos candidatos a chance de testarem seus argumentos para cativar o voto dos defensores públicos, com vistas à presença na Lista Tríplice que será encaminhada à apreciação do Sr. Governador Tarso Genro.

O debate proposto pela Adpergs tem uma mescla de formato tradicional, com blocos de apresentações e perguntas e respostas, com a inovação do último bloco. Chamado de Dinâmica de Liderança, neste bloco o candidato terá a chance de mostrar aos defensores suas habilidades como condutor de uma rápida palestra, onde serão avaliados pelo público suas capacidades em mostrar seus argumentos, sua postura corporal e sua empatia com a plateia.

Também estará aberto ao público o processo de sugestão de perguntas a serem levadas ao debate. O caminho para isso será o perfil que a Adpergs mantém na rede de relacionamento Facebook, e as perguntas devem ser encaminhadas através do endereço atendimento@adpergs.org.br. As sugestões serão colhidas entre os dias 15 e 25 de fevereiro. O acolhimento das sugestões é de prerrogativa exclusiva da Comissão de Debate, caracterizada abaixo.

Sorteio das ordens do debate:

O sorteio para as ordens do debate será realizado no dia 13 de fevereiro às 15 horas na sede da Adpergs. Deverá estar presente, pelo menos, um representante de cada candidatura, acompanhado ou não do titular da candidatura. Todos os resultados dos sorteios que definirão ordem de apresentação, ordem e destino das perguntas e considerações finais serão avalizados pelo representante da candidatura ou o titular da candidatura. A assinatura da Ata da Reunião de Sorteio pressupõe a aceitação irrestrita do roteiro e das regras do debate do dia 2 de março. À candidatura que não se fizer presente na reunião do sorteio implica a aceitação das regras do debate e das ordens sorteadas, não cabendo nenhuma forma de recurso.

Questões omissas, impugnações e obtenção de direito de resposta

Uma Comissão de Debate, composta pela presidente da Adpergs, a Diretora do Departamento de Comunicação, o Assessor de Comunicação da Associação, o Publicitário da Associação, o responsável jurídico da Adpergs e o mediador do debate, será a responsável pela avaliação e resolução de questões omissas, impugnações e obtenção de eventuais direitos de respostas durante o debate. A candidatura que julgar-se ofendida em algum momento poderá solicitar a impugnação no MESMO BLOCO do fato, cabendo à Comissão de Debate a decisão final, em caráter definitivo.

Logística

Os candidatos e seus dois assessores (cujos nomes devem ser informados à Adpergs com antecedência de 24 horas) deverá estar no local do debate - impreterivelmente - às 18 horas. Aos assessores serão reservados assentos na primeira fila da plateia. Um deles terá acesso ao palco no intervalo dos blocos. Será permitida a entrada apenas de integrantes da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, associados ou não à Adpergs. Convidados das candidaturas deverão ter seus nomes informados à Adpergs com 24 horas de antecedência. O acesso ao local do debate é fechado. Não será permitido o uso de faixas, cartazes, painéis, equipamentos sonoros ou ainda, quaisquer comportamentos que interfiram no andamento e no bom desempenho dos debatedores, como vaias, aplausos, ovações, assovios, entre outros. Será permitido o uso de bottons e a distribuição de material de campanha na saída do encontro. É solicitado a todos os que acessarem a área física do debate que mantenham seus telefones e tablets no modo "silencioso".

O debate será gravado, na íntegra, em DVD e será disponibilizada uma cópia a cada candidatura. Durante o período eleitoral, as candidaturas não poderão usar imagens em materiais de propaganda ou páginas de relacionamento na internet que não sejam as exclusivas dos seus candidatos.

Imagens que apareçam outros candidatos não poderão ser utilizadas a partir do DVD disponibilizado pela Adpergs.

Apenas ao titular da candidatura é permitida a participação no debate. Representantes ou procuradores dos titulares da candidatura não serão aceitos no evento como debatedores.

Formato

O formato do debate é no estilo "entrevista talk-show", com o mediador e os debatedores sentados lado a lado em poltronas dispostas no palco em formato de "meia-lua". O debatedor sentar-se-á à esquerda de quem vê da plateia. Sendo que os debatedores, a seguir denominados de A, B, C, D, em diante, sentar-se-ão a partir do mediador, da esquerda para a direita de quem vê da plateia. A ordem dos candidatos será definida em sorteio.

Mediador - Candidato A - Candidato B - Candidato C - Candidato D

A ordem sorteada para a disposição no palco será a mesma para a apresentação e para a Dinâmica de Liderança. Para a apresentação, segue a ordem:

Mediador – Jornalista André Machado

Candidato A – Dr. Nilton Leonel Arnecke Maria

Candidato B – Dr.Antonio Augusto Korsack Filho

Candidato C – Dr. Rafael Raphaelli

Candidato D – Dr. Carlos Frederico Barcellos Guazzelli

O debate será dividido em cinco blocos, descritos a seguir:

Bloco 1 - Apresentação

Neste bloco, o mediador lê um resumo das regras do debate, antecedido de um pronunciamento da presidente da Adpergs. Logo em seguida, passa a palavra aos debatedores, que terão DOIS MINUTOS cada um para apresentação pessoal e de sua candidatura. A ordem será definida pelo sorteio prévio.

Bloco 2 - Perguntas entre candidatos - Tema Livre

Neste bloco, cada debatedor fará perguntas a um candidato. O debatedor terá UM MINUTO para pergunta e UM MINUTO para a réplica; quem responde terá DOIS MINUTOS para a resposta e UM MINUTO para a tréplica. A ordem dos debatedores que fazem a pergunta será definida no sorteio prévio. Neste bloco, serão permitidas apenas uma pergunta e uma resposta por debatedor.

Primeira pergunta – Candidato Dr. Antonio Augusto Korsack Filho

Segunda pergunta – Candidato Dr. Carlos Frederico Barcellos Guazzelli

Terceira pergunta – Candidato Dr. Rafael Raphaelli

Quarta pergunta – Candidato Dr. Nilton Leonel Arnecke Maria

Bloco 3 - Perguntas entre candidatos - Temático - Tema proposto pela Adpergs - O tema será conhecido apenas na abertura do bloco

Neste bloco, repete-se a dinâmica do anterior, com a ordem invertida em relação ao bloco anterior.

Primeira pergunta – Candidato Dr. Nilton Leonel Arnecke Maria

Segunda pergunta – Candidato Dr. Rafael Raphaelli

Terceira Pergunta – Candidato Dr. Carlos Frederico Barcellos Guazzelli

Quarta pergunta – Candidato Dr. Antônio Augusto Korsack Filho

Bloco 4 - Perguntas definidas pela Adpergs

Neste bloco, cada pergunta deverá ser feita pelo mediador.A pergunta, formulada pelaAdpergs com base nas sugestões dos colegas, estarão em envelopes lacrados e serão levadas ao debate por um integrante da Comissão. Os envelopes estarão em um recipiente de vidro e, no momento da pergunta, o mediador retirará - aleatoriamente - um deles e a lerá ao candidato pré-sorteado, que escolherá com quem debaterá (antes de ouvir a pergunta). Todas asperguntas são relacionadas à prática da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, incluindo questões administrativas.

Neste bloco o mediador fará a pergunta ao candidato que terá dois minutos para resposta e um minuto para réplica, quem comenta terá dois minutos para sua exposição. Neste bloco, serão permitidas apenas uma pergunta e uma resposta por debatedor.A ordem dos debatedores será a seguinte:

Primeira pergunta – Candidato Dr.Nilton Leonel Arnecke Maria

Segunda pergunta – Candidato Dr. Rafael Raphaelli

Terceira pergunta – Candidato Dr. Antônio Augusto Korsack Filho

Quarta pergunta – Candidato Dr. Carlos Frederico Barcellos Guazzelli

Bloco 5 - Dinâmica de Liderança - Considerações finais

Neste bloco, cada candidato terá OITO minutos para expor sua candidatura, explicando detalhes da sua atuação como Defensor Público-Geral, suas prioridades frente ao cargo, sua relação com os demais Poderes e Carreiras Jurídicas entre outros assuntos que julgar necessários. Neste bloco, será obrigatório que o candidato levante-se da poltrona e fale dirigindo-se ao público. Também é obrigatório o uso de uma apresentação eletrônica para ser disponibilizada em telão, com arquivos do tipo PowerPoint, KeyNote, OfficeNote ou similar. O arquivo deverá ser entregue a funcionária da Adpergs Rosiane Guedes às 17 HORAS do dia 2 de março, para que sua qualidade seja testada no equipamento disponibilizado pela Adpergs para exibição. As assessorias das candidaturas poderão solucionar eventuais problemas técnicos de compatibilidade em até 30 minutos, desde que o arquivo seja entregue em CD ou pen-drive até às 17 HORAS, impreterivelmente. Não serão aceitos arquivos que não estejam em CD ou pen-drive.

A ordem para as considerações finais é a inversa do sorteado para a disposição no palco e para o bloco de apresentação. Assim sendo:

Candidato D – Dr.Carlos Frederico Barcellos Guazzelli

Candidato C – Dr.Rafael Raphaelli

Candidato B – Dr.Antônio Augusto Korsack Filho

Candidato A – Dr.Nilton Leonel Arnecke Maria

__________________

Porto Alegre, Sala de Reuniões da Adpergs, dia 13 de fevereiro de 2012.

Os abaixo assinados concordam com as regras propostas e as ordens sorteadas para o Debate Adpergs 2012.

Candidatura Antônio Augusto Korsack Filho

Candidatura Carlos Frederico Barcellos Guazelli

Candidatura Nilton Leonel Arnecke Maria

Candidatura Rafael Raphaelli

Presidente da Adpergs

Dra. Patrícia Kettermann

14 de Fevereiro de 2012

Logos Banrisul e Brasao Governo