Nesta sexta-feira (22/11), às 15h30, a Defensora Pública Isabel Wexel participou do Seminário sobre ocupações urbanas em São Leopoldo, na Unisinos. O evento teve como objetivo analisar os cenários das ocupações urbanas do município, em vista do fortalecimento dos direitos à moradia digna, tendo como horizonte, a afirmação das comunidades, resilientes e sustentáveis.

A Defensora Pública participou do painel temático “Estratégias de afirmação do direito à moradia digna na perspectiva de cidades sustentáveis”, e palestrou sobre “Conflitos Fundiários Urbanos - Sistema de Justiça e Assessoria Técnica”, juntamente com o advogado da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, Benedito Roberto Barbosa, “nós trocamos muitas ideias de como fazer um trabalho mais amplo e mais efetivo de empoderamento das comunidades, para que elas sejam protagonistas na resolução dos conflitos de regularização fundiária”, comentou a Defensora.

Também participaram do painel a professora da UNICEUB, Sabrina Durigon, que debateu a regularização fundiária urbana, e a arquiteta, Karla Moroso, que palestrou sobre assessoria técnica em habitação de interesse social. 

 

Nos anos de 2018 e 2019, um coletivo de entidades e comunidades de ocupações urbanas de São Leopoldo realizou a "Missão pela moradia digna". Os objetivos da Missão foram: visibilizar e analisar as realidades das ocupações urbanas, tanto em relação à violação dos direitos, quanto em relação às lutas e resistências implementadas pela população. Além disso, propôs o debate sobre estas realidades com as autoridades locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como da sociedade Civil. 

25 de Novembro de 2019

Logos Banrisul e Brasao Governo