O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul realizou nesta terça-feira (30), às 10h, reunião para tratar sobre temas de interesse institucional. O presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, participou virtualmente, pelo Cisco Webex.

Durante a reunião, foi eleita, por unanimidade, a candidata Marina Ramos Dermann para o cargo de Ouvidora-Geral da instituição. Ela ficará no posto pelo biênio 2021-2023. 

“É função das Defensorias atuarem para diminuir as desigualdades sociais no país na busca incansável pela efetivação do Estado Democrático de Direito. Como Ouvidora-Geral da DPE/RS sigo os mesmos princípios, que são frutos da aproximação com associações, movimentos, coletivos e redes que, historicamente, se organizam em busca de acesso à justiça, da efetivação de direitos humanos e da democratização das funções essenciais à justiça”, disse a nova Ouvidora-Geral. A solenidade de posse da nova Ouvidora-Geral será realizada no dia 9 de abril, às 11h.

Perfil 

Marina Dermmam, tem 35 anos, é advogada popular, mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), e especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP). Atua na assessoria jurídica de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e associações comunitárias. É vice-presidenta do Conselho Estadual de Direitos Humanos, articuladora da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP/RS), coordenadora da Acesso Cidadania e Direitos Humanos e sócia do escritório Maldonado & Dermmam Advocacia e Direitos Humanos, atuando em ações coletivas e acesso à justiça de movimentos populares.

Participaram da reunião o Presidente do Conselho e Defensor Público-Geral, Antonio Flávio Oliveira, a Subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Rafaela Consalter, o Subdefensor Público-Geral do Estado para Assuntos Jurídicos, Alexandre Brandão Rodrigues, os conselheiros Felipe Facin Lavarda, Márcia Guedes Só, Juliano Brack, Nilton Leonel Arnecke Maria, Eugenio Pedro Gomes de Oliveira Junior e Alessandra Quines Cruz. 

31 de Março de 2021

Logos Banrisul e Brasao Governo