Ao final do ano de 2019, os Defensores Públicos João Pedro Dadda e Mário Rheingantz iniciaram um projeto para discutir e aprofundar conhecimentos e experiências na área da criminologia. Pouco mais de um ano depois, o espaço consolidou-se e hoje se chama “CRÍTICA – Coletivo de Defensorxs em Criminologia”.

Com reuniões quinzenais, o grupo é formado, atualmente, por Defensores e Defensoras do Rio Grande do Sul. “O grupo foi criado para a discussão crítica e para o aprofundamento dos conhecimentos sobre criminologia dentro Defensoria Pública e da FESDEP. Fazemos constantes trocas de experiências e vivências, além de discussões livres com base em leituras previamente acordadas pelos participantes. É um ambiente muito rico e bastante crítico”, explica o Defensor Thales Vieira do Santos, que integra o grupo.  

Segundo Santos, as ações visam empoderar e subsidiar Defensores e Defensoras que atuam no Sistema Penal. “A ideia do grupo é ser um espaço contra-majoritário na formação dos Defensores e Defensoras perante o Sistema Penal, especialmente nesse momento que tem sido muito árduo para a defesa criminal”, explicou ele. “Vivemos um sistema que aprofunda a desigualdade social e que também criminaliza quem faz a defesa no Sistema Penal. Por isso, através do CRÍTICA, queremos despertar os colegas para essa realidade e a para que entendam a importância de nossa atuação perante o Sistema Penal de forma mais autônoma e consistente. Porque não se trata da defesa pontual do assistido, é também uma ação para combatermos o super encarceramento, por exemplo. São vários aspectos que abordamos, sempre a partir de uma visão crítica”, acrescentou Thales Vieira dos Santos.

O grupo prepara, para os próximos meses, a realização trimestral de encontros com convidados especiais. “Nossa ideia é sempre discutir, trazer subsídios, trocar experiências, ter diferentes visões e dialogar sobre o Sistema Penal e nosso papel”, disse Santos.

Quem quiser participar do grupo, basta entrar em contato pelo e-mail: criticacoletivo@gmail.com

09 de Setembro de 2021
Logos Banrisul e Brasao Governo