A Confraria dos Aposentados deste mês conheceu uma Porto Alegre diferente! O passeio Caminhos Rurais levou os colegas associados para conhecerem sítios, reservas naturais e a história da capital gaúcha, passando por diversas localidades. O encontro aconteceu na quarta-feira, 21 de novembro.

O passeio contemplou diferentes lugares da cidade, como o bairro Vila Nova, a Casa de Pedra, o Sítio Dom Guilherme, a Capela de Belém Velho, a Granja Lia, a Cabanha Costa do Cerro e o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus. Os associados foram acompanhados da guia turística Maria Regina, que explicou um pouco da história de Porto Alegre, desde as sesmarias até o porquê da existência dos bairros Belém Novo e Belém Velho.

O último local visitado foi a Cabanha Costa do Cerro, localizada no bairro Lami, no extremo-sul da capital. O local possui 37 hectares, e 10 deles são reconhecidos como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Mata Atlântica, área totalmente preservada, no Complexo do Morro São Pedro.

A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, que participou do tour, destaca o contato com a natureza e a preservação destes ambientes: “É incrível o cuidado e a disponibilidade daqueles que fazem este tipo de turismo em abrir suas propriedades, cuidar do ambiente e receber bem o turista. Temos tão próximo de nós uma área imensa de preservação, reconhecida e acessível em Porto Alegre, e este passeio nos oportunizou conhecer estas áreas”.

A Defensora Pública aposentada Reny Wedy Pertille revela que o passeio ofereceu muito mais do que o contato com a natureza. Ela nos conta que os lugares por onde passaram fazem lembrar da sua infância e de sua família, que moravam em Soledade, no interior do estado, em um tempo em que sempre era possível respirar o ar puro. “Lembro de sempre visitar a fazenda dos avós com meus irmãos. Infelizmente, hoje não temos muito contato nem com a natureza nem com a nossa família. Ter estes momentos com o meio ambiente é maravilhoso. Depois de aposentados, precisamos disto. Temos que sair, conhecer coisas novas e aproveitar o que a Associação nos oferece”, ressalta Reny.

Clique no link www.flickr.com/photos/adpergs/ e confira as fotos deste maravilhoso passeio!

23 de Novembro de 2018