A crise do Covid-19 está gerando estresse na população. A constatação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), e não é difícil identificar isso na nossa vida. No entanto, é importante não deixar de fora os cuidados com a saúde mental em meio a essa crise.A crise do Covid-19 está gerando estresse na população. A constatação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), e não é difícil identificar isso na nossa vida. No entanto, é importante não deixar de fora os cuidados com a saúde mental em meio a essa crise.

Confira dicas orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteger sua saúde mental e física nesses momentos: Confira dicas orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para proteger sua saúde mental e física nesses momentos: 
1. Cuidado com o excesso de informação
É importante controlar a quantidade de tempo que você passa assistindo, lendo ou ouvindo notícias que te trazem angústia. Separe horários específicos do dia para fazer isso. Cuidado com as fake news! Confira se a fonte das informações são de órgãos oficiais, como Ministério da Saúde e da própria OMS. 
2. Cuide do seu corpo
Procure atividades que você gosta e que te façam bem. Tente praticar exercícios e se alimentar de forma saudável e mantenha uma rotina de sono. Tudo isso vai colaborar com o seu corpo e a sua mente. 
3. Faça coisas que gosta 
Ouvir uma boa música, fazer um curso online, ler aquele livro esquecido ou assistir aquela série que te recomendaram, aproveite o tempo disponível para isso.
4. Mantenha contato com seus amigos e familiares
Tire uma parte do seu dia para conversar com outras pessoas online e interagir com os que estão na sua casa. Seja para falar sobre trabalho, estudo ou como está se sentindo. Não se isole! 
5. Não pare seu tratamento
É normal se sentir nervoso ou com medo, mas se você está em tratamento médico, não pare a medicação e procure seu médico se perceber uma piora nos sintomas.
6. Peça ajuda se precisar 
Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, deprimido, pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV (188). 
Fonte: Organização Mundial da Saúde. BBC News. Instituto Vita Alere.

25 de Março de 2020

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