Nesta quarta-feira, 27, a ADPERGS e a Defensoria Pública realizaram mais um Café da Manhã com parlamentares. Desta vez, o encontro foi com o Líder da bancada do PSDB, Mateus Wesp, a Deputada Zilá Breitenbach e o Chefe de Gabinete do partido, Nadison Hax.

Na oportunidade, foram tratados temas de interesse da Defensoria relacionados aos Defensores(as) e servidores(as), como a integralização do atendimento nas Comarcas e os Projetos de Lei que tramitam na Assembleia, objetivando a criação de Defensoria Pública em locais onde a Instituição não está presente.

A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, salientou a importância da criação de novas sedes da Defensoria para a autonomia da Instituição e acolhimento qualificado do assistido. Além disso, os espaços das Defensorias Públicas Regionais propiciam a realização de atividades em educação de direitos para conscientização da população, evitando a judicialização nos municípios.

Neste mesmo tema, foi comentado sobre a Câmara de Conciliação da Defensoria Pública, que estimula e educa a população a resolver seus problemas antes de instalar o litígio. Muitos dos casos apresentados pela população são relacionados a falta de medicamentos, onde a Defensoria tem atuado extrajudicialmente para a diminuição dos gastos públicos.

Além da presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, estiveram presentes o Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; a Subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Liseane Hartmann; o Subdefensor Público-Geral do Estado para Assuntos Jurídicos, Tiago Rodrigo dos Santos; o Subdefensor Público-Geral para Assuntos Administrativos, Antonio Flávio de Oliveira; a Corregedora-Geral, Adriana Hervé Chaves Barcellos; o Diretor-Geral, Viro José Zimmermann e o Defensor Público-Chefe de Gabinete, Rodrigo Gomes Pinho.

27 de Março de 2019

Logos Banrisul e Brasao Governo