A ANADEP elegeu, nesta quinta-feira (10), os novos membros dos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal para o biênio 2021-2023. Durante a Assembleia Geral Ordinária, em Brasília, a defensora pública do Acre Rivana Ricarte foi eleita presidenta da Associação. A presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do RS, Juliana Lavigne, integrou a chapa e será a Diretora Jurídica.

A chapa "Integração: diálogo e ação para garantia de prerrogativas e direitos", recebeu 326 votos válidos, 296 votos on-line de associadas e associados e 27 presenciais de presidentes de Associações Estaduais e Distrital. Foi a eleição que mais teve votos na história da entidade e a primeira vez que foi eleita uma chapa cujos cargos de presidenta e vice-presidenta institucional são ocupados por mulheres. Rivana Ricarte será a terceira mulher a ocupar a cadeira da presidência da ANADEP e a primeira representante da região Norte no cargo.

As vice-presidências da chapa serão compostas pela defensora pública do Distrito Federal Rita Lima (vice-presidente institucional); pelo defensor público de Minas Gerais Flávio Wandeck (vice-presidente jurídico-legislativo); e pelo defensor público de São Paulo Augusto Barbosa (vice-presidente administrativo).

Rivana Ricarte destacou que a nova diretoria, que reúne defensoras e defensores públicos de todas as unidades da federação, visa a uma construção coletiva e participativa entre as entidades associativas estaduais e demais associadas e associados. “Teremos muito trabalho nos próximos dois anos, principalmente no âmbito jurídico e legislativo. O nosso objetivo é pautado nos valores da integração, experiência, diálogo, inovação, ação, ética e transparência que permeiam toda a diretoria, e, a partir de um olhar interseccional em nossas práticas e eventos, fortalecer a carreira e enfrentar os principais desafios que se apresentarão para a Defensoria Pública e para todas as defensoras e defensores no próximo biênio (2021/2023), através de um trabalho coeso e de permanente diálogo com as associadas e associados”.

Ao todo, a nova diretoria focará em oito eixos de atuação: fortalecimento associativo, defesa institucional, diálogo interinstitucional, comunicação associativa, aperfeiçoamento e capacitação, atuação afirmativa de gênero e raça, pesquisa e desenvolvimento e atuação internacional.

Na AGO estavam presentes e representantes das Associações Estaduais: ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEP-BA, AGDP, AMDEP, ADPEMA, APIDEP, APADEP, ADEPESC, ADPER, AMDEPRO, ADPETO e participaram remotamente representantes da ADEPAM, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, ADEP-MS, ADEP-MG, ADPEP-PA, ADEPAR, ADEPEPE, APDP, ADPERN, ADPERJ E ADPESE.

A posse dos novos integrantes dos Conselhos da ANADEP será no dia 09 de fevereiro de 2021, em Brasília. Horário e local serão divulgados posteriormente.

//www.flickr.com/photos/147710418@N03/albums/72157717242808183">Clique aqui e confira as fotos.

Fonte: ANADEP.

Imagens: ANADEP.