A ANADEP promoveu, nesta quinta-feira (07), assembleia geral extraordinária por meio do aplicativo zoom, a presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, estava presente. Durante a reunião, às Defensoras e Defensores Públicos discutiram assuntos do âmbito legislativo e jurídico, bem como o enfrentamento da pandemia do coronavírus nos próximos meses.

Iniciando a pauta, a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, e a coordenadora de comunicação da ANADEP, Karyne Graziane, ressaltaram os resultados da Campanha "Defensoras e Defensores Públicos não param", como o alcance dos vídeos nas redes sociais, a divulgação de notícias nos sites e sobre o trabalho que está sendo feito nas cinco regiões do país. A Campanha entrará numa nova fase com a divulgação de novos vídeos, publicação de artigos em jornais e foco nos usuários da Instituição. A ideia é apontar como a pandemia tem sido crítica para as pessoas em situações de vulnerabilidade no país e como o trabalho da Defensoria tem sido essencial no período. 

Em seguida, um dos destaques da reunião foi a participação do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ). O parlamentar é um grande parceiro da ANADEP e da Defensoria Pública. "Para mim, a Defensoria Pública é o equivalente ao que são os professores no atendimento à população em nosso país. No sistema de justiça, a Defensoria Pública é a instituição que melhor faz o trabalho de levar o acesso à justiça para as pessoas vulneráveis em nosso país. No parlamento, os representantes da Defensoria Pública e a ANADEP sempre estão pensando no melhor do interesse público", pontuou o deputado.

Molon falou sobre as pautas prioritárias na Câmara dos Deputados ressaltando o trabalho que foi feito em relação ao PLP 39/2020. O projeto é uma ajuda a estados e municípios durante a pandemia da COVID-19, no entanto trouxe perdas consideráveis ao funcionalismo público. Para ele, é preciso que as servidoras e os servidores públicos se mobilizem e produzam campanhas de valorização do serviço público perante a sociedade.

No encontro também foi discutido o PL 6726/2016 (extrateto), o impacto da COVID-19 no orçamento da Defensoria Pública Estadual, entre outros temas de interesse da categoria.

Fonte: ANADEP.

Imagem: ANADEP. 

07 de Mai de 2020

Logos Banrisul e Brasao Governo