A presidente da ADPERGS, Juliana Lavigne, prestigiou, nesta segunda-feira (03/02), a solenidade de posse dos Magistrados eleitos para a Administração da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), para o biênio 2020/2021. Eleito em chapa única em oito de dezembro do ano passado, o juiz de Direito Orlando Faccini Neto tomou posse como o 37º presidente da AJURIS.

A cerimônia de posse ocorreu no Auditório Desembargador Márcio Oliveira Puggina, na Escola da Magistratura da AJURIS, com transmissão ao vivo para o Auditório Ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior, também na escola. Os auditórios lotaram com a presença de magistrados, representantes dos Poderes e convidados. Também foram empossadas a direção da Escola da Magistratura, os conselhos Executivo, Deliberativo e Fiscal e a direção do Departamento de Assistência à Saúde (DAP).

Em seu discurso de despedida, a presidente Vera Lúcia Deboni fez um balanço da gestão 2018-2019, elencou as principais realizações da diretoria e destacou a participação da AJURIS em causas sociais e discussões públicas que mobilizaram a sociedade. “Encerro meu mandato com uma convicção: podem ter faltado algumas vitórias, mas nunca nos faltou a disposição para o trabalho, para a luta por nossas causas e para honrar e representar o que mais creio e admiro: a magistratura do Rio Grande do Sul”, disse a presidente da AJURIS, destacando que um dos principais ganhos de sua gestão foi o de ter entregue uma Associação “pacífica e unida” para a futura gestão. “A eleição em chapa única mostra a concordância da classe com a administração que se encerra e o reconhecimento que avançamos até onde podíamos em nome de uma magistratura una e respeitada.”

Em seu discurso de posse, Faccini se comprometeu em inserir a AJURIS cada vez mais nas discussões sociais. “Como juízes, como líderes associativos, e como pessoas, devemos, portanto, pensar no ‘universo ao nosso redor’, para além do que são nossos próprios interesses, pois nossa função é pública, e é em benefício da coletividade que devemos exercê-la”, disse. “Polarização política, confrontação de valores, exaltação do preconceito e vilipêndio à liberdade de pensar, tudo isso amplificado pelas redes sociais, eis o retrato de um Brasil que vem sendo tratado como país do futuro do pretérito. A AJURIS há de imiscuir-se nessas discussões.”

A mesa de posse da nova diretoria da AJURIS também contou com a presença do Defensor Público-Geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Sanseverino; o presidente do TJRS, Voltaire de Lima Moraes; o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen; o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o conselheiro do CNJ, Mário de Lacerda Guerreiro; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia; e o Procurador-Geral do Município, Nelson Nemo Franchini Marisco.

Veja quem tomou posse

Adão Sergio do Nascimento Cassiano

Fabianne Breton Baisch

Leoberto Narciso Brancher

Departamento de Assistência à Saúde (DAS)

Diretor: José Eugênio Tedesco

Subdiretores: Paulo Augusto Monte Lopes, Marcelo Mairon Rodrigues e Flávio Mendes Rabello

Com informações da AJURIS.

Foto: André Feltes

04 de Fevereiro de 2020