Aposentados e dirigentes da ADPERGS prestigiam nova sede da Fesdep

Capitaneado pela diretora do departamento de Aposentados da ADPERGS, Genice Selaimen da Silva, o grupo que mensalmente se reúne para o tradicional almoço dos aposentados, sempre na última quinta-feira de cada mês, decidiu inovar em agosto. Eles aproveitaram o coquetel de inauguração da nova sede da Fesdep, no final da tarde desta sexta-feira (24), para propor um novo horário para os encontros, e ainda prestigiar a solenidade da escola com a presença de muitos defensores que presenciaram os primeiros passos da instituição.

Também esteve presente na cerimônia de inauguração a diretora do departamento de Comunicação da ADPERGS, Lisiane Zanette Alves.

24 de Agosto

Dirigentes da ADPERGS participam durante esta sexta-feira (24) do Mutirão Cidadão, que leva atendimento de cerca de 30 defensores públicos à comunidade de Santa Maria, das 9h às 16h. O trabalho acontece no Centro Desportivo Municipal e também no Presídio Regional.  A estimativa da Defensoria Pública, de realizar cerca de 300 atendimentos, deve ser atingida. Apenas na primeira hora do mutirão, os defensores já realizaram 77 atendimentos.

A ideia é orientar a população sobre dúvidas jurídicas e também para fazer ajuizamento de ações. Qualquer dúvida, inclusive atendimento prisional, pode ser esclarecida com os defensores.

24 de Agosto

Publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (23) a lista de 18 candidatos à composição do Conselho Superior da Defensoria Publica. Clique aqui e confira a íntegra da publicação.

23 de Agosto
Conquista obtida por defensora pública é tema para reportagem no Diário Gaúcho

A vitória obtida pela defensora pública Marta Zanchi, diretora do departamento de Direitos Humanos da ADPERGS, garantindo verba para o acesso de um menino de 12 anos, diagnosticado autista, à escola particular, foi tema para matéria de uma página publicada hoje (22) no jornal Diário Gaúcho.

A mãe do garoto, que, antes da notícia, precisava esconder a mochila do menino, tamanha sua vontade de ir à escola, festejou a vitória. Segundo Marta, que buscou agora à tarde informações junto ao Cartório, na próxima sexta-feira (24), o dinheiro já estará disponível.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

22 de Agosto
ADPERGS participa de inauguração das novas sedes da DPE em Pelotas e Jaguarão

O diretor da ADPERGS, Enir Madruga de Ávila, representou a entidade durante as cerimônias de inauguração das novas sedes da Defensoria Pública em Jaguarão e Pelotas, ocorridas na última sexta-feira (17). A  primeira contou também com diversas autoridades das instituições jurídicas de Estado e ainda com a presença do secretário municipal de Administração, Cristiano Cardoso. Em Pelotas, onde a inauguração aconteceu no início da noite, a coordenadora da sede, defensora pública Eleonora Caldeira, destacou o caráter de melhoria substancial do serviço prestado aos assistidos que buscam o acesso à justiça. "Proporcionará, indubitavelmente, o implemento das condições para a prestação deste que, nos dizeres do artigo 134 da Constituição da República Brasileira, é serviço essencial à função jurisdicional do Estado, a quem incumbe a orientação e a defesa, em todos os graus, dos necessitados", completou.

20 de Agosto
Defensores prestigiam lançamento de Cartografia de Acesso à Justiça durante V AIDEF

Defensores públicos de diversos estados brasileiros e demais países do continente americano prestigiaram, durante programação desta sexta-feira (17) no V AIDEF, em Fortaleza, o lançamento do livro Cartografia de Acesso à Justiça no Mercosul, organizado pela defensora pública gaúcha Adriana Burger e pela cearense Amélia Soares da Rocha, com a colaboração da uruguaia Silvia Sturla Taes, e da chilena Catalina Sadá Muñoz. Congressistas lotaram o estande da ANADEP para adquirir a obra e garantir um autógrafo de pelo menos uma das autoras.

17 de Agosto

Logos Banrisul e Brasao Governo