Atuação dos AssociadosHomeNotícias

I Simpósio Acadêmico Defensoria Pública e UNICNEC promove palestras de Defensores(as) Públicos(as) em Osório

Nos dias 9 e 10 de agosto, o município de Osório recebeu a primeira edição do Simpósio Acadêmico Defensoria Pública e UNICNEC, com palestras de Defensores(as) Públicos(as) e mediação de pesquisadores(as) de diferentes áreas. A presidenta da ADPERGS, Maína Pech, participou do primeiro dia de evento. 

Durante a cerimônia de abertura, o vice-presidente Jurídico-Legislativo da ADPERGS e organizador da iniciativa, Clóvis A. P. Bozza Neto, destacou a “importância de aproximar a Defensoria Pública da comunidade acadêmica, abrindo a instituição para novas ideias, bem como levando o olhar da Defensoria Pública sobre os fenômenos jurídicos para as discussões que acontecem na academia”.

Em seguida, o Defensor Público Ricardo Girardello deu início à primeira palestra do dia, sobre a acessibilidade atitudinal e a inclusão de pessoas com deficiência. O Defensor Público Fábio Luís Mariani de Souza e as professoras da UNICNEC, Ingrid Ertel Sturmer e Aline Andrighetto, foram os(as) mediadores(as). 

“Tratamos da necessidade de naturalizar o assunto e das condutas que devem ser adotadas para a verdadeira inclusão das pessoas com deficiência, além da história de vida e experiência pessoais minhas”, explicou Girardello.

Participaram da abertura, ainda, a reitora do Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC, Ludinara do Nascimento Scheffel; o professor e coordenador do Curso de Direito da UNICNEC, Cristiano Sielichow; o Defensor Público-Geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira; o Defensor Público Fábio Luís Mariani de Souza; o Defensor Público Guilherme Henrique Mariani; o Defensor Público Antonio Trevisan Fregapane; e o Defensor Público Rodrigo Simon.

Já no segundo dia de evento, a primeira palestra apresentada foi “Novos Paradigmas de Resolução de Conflitos e a Atuação da Defensoria Pública”, pelo Defensor Público Felipe Kirchner. “A palestra abordou a perspectiva da Defensoria Pública sobre a resolução de conflitos sociais. Além disso, foram apresentados três temas a respeito especificamente da nossa atuação, como a resolução extrajudicial de conflitos, as Câmaras de família, de mediação e criminais, e algumas atuações específicas, como o Projeto Pai Presente”.

Após, a Defensora Pública Caroline da Rosa Araújo encerrou o Simpósio, com a palestra “A Defensoria Público e o começo”. “Falei sobre a atuação na ponta, as atividades na coordenação da Fundação Escola Superior Da Defensoria Pública e no Núcleo Especializado de Defesa Agrária e Moradia. Além disso, compartilhei dicas sobre a preparação para o concurso e as fases do certame”, destacou. 

A mediação das palestras foi realizada pela Mestra em Ciências Criminais e Doutora em Ciências Sociais, Larissa Urruth, e pelo Mestre em Direito e professor e Coordenador do Curso de Direito da UNICNEC, Cristiano Sielichow. Compondo a mesa, também esteve presente o Defensor Público Antonio Trevisan Fregapane.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo