InstitucionalNotícias

Formato inovador marca edição 2012 do Debate ADPERGS

Diante de uma platéia de mais de 70 pessoas que lotaram o salão nobre do Hotel Plaza São Rafael, no último dia 2, os quatro candidatos à lista tríplice que será encaminhada ao governador Tarso Genro para a escolha do Defensor Público-Geral do Estado tiveram a valiosa oportunidade de expor seus projetos, apresentar e defender suas ideias e propostas.

Candidatos ao cargo de Defensor-Geral apresentam propostas em debate inovador

Diante de uma platéia de mais de 70 pessoas que lotaram o salão nobre do Hotel Plaza São Rafael, no último dia 2, os quatro candidatos à lista tríplice que será encaminhada ao governador Tarso Genro para a escolha do Defensor Público-Geral do Estado tiveram a valiosa oportunidade de expor seus projetos, apresentar e defender suas ideias e propostas. Mediada pelo jornalista André Machado, a edição 2012 do debate ADPERGS foi ainda transmitida ao vivo, via internet, atingindo defensores públicos em todo o Estado, mediante cadastro de senha no site da entidade. A novidade permitiu, inclusive, que o próprio governador acompanhasse, via web, o encontro dos concorrentes.

A busca constante por transparência e isenção, reforçando seu posicionamento diante da importância do momento eleitoral para o futuro da instituição, impulsionou a ADPERGS a preparar um debate absolutamente inovador, tanto na formatação quanto na divulgação. “Procuramos agir em defesa do direito à informação do defensor público, que precisa exercer seu voto, no próximo dia 16, com consciência e clareza. Debates devem servir para expor planos de governo, e não simplesmente para desqualificar adversários. Nesse diapasão, nos moldes do que já realizam outras associações de porte nacional, reafirmamos nosso compromisso de defender a escolha do candidato mais votado na lista tríplice para o cargo de Defensor Público-Geral, em respeito aos ditames democráticos e ao encontro da vontade da maioria”, anunciou a presidente Patricia Kettermann.

No primeiro bloco do debate, os candidatos Nilton Leonel Arnecke Maria, Antônio Augusto Korsack Filho, Rafael Raphaelli e Carlos Frederico Barcellos Guazzelli, em ordem previamente sorteada, se apresentaram ao público sintetizando suas propostas, em dois minutos. Na sequência, responderam perguntas dos próprios oponentes, também com tempo determinado. Já no terceiro bloco, elaboraram perguntas uns aos outros obedecendo ao tema proposto pela ADPERGS, conhecido apenas durante o debate: “A atuação extrajudicial da Defensoria Pública”. No bloco seguinte, perguntas encaminhadas por associados foram sorteadas aos candidatos. Por fim, cada um deles fez uma sustentação oral de suas justificativas para disputar o cargo, propostas e uma defesa de sua candidatura. “Acreditamos que a realização de um evento deste porte contribuiu para o respeito ao pluralismo ideológico. Acima de tudo, com a transmissão ao vivo e sua disponibilização para acessos futuros nos próximos anos, se busca ações transparentes e éticas e um real compromisso com os eleitores”, completou a diretora de comunicação Lisiane Zanette Alves.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo