Escola em Igrejinha recebe ações do Projeto Educação em Direitos
O projeto Educação em Direitos, que tem o intuito de promover a aproximação entre a Defensoria Pública e o ambiente escolar, chegou ao Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt, em Igrejinha, no Vale do Paranhana. A defensora pública Cristiaine Johann e o defensor Alcindo Neto ministraram palestras sobre Bullying e Cyberbullying para os estudantes do ensino médio da escola nos turnos da manhã e noite do dia 29 de agosto.
Durante as palestras, os defensores públicos abordaram os diferentes tipos de bullying e suas consequências, tanto para as vítimas quanto para os agressores. Além disso, destacaram os desafios do cyberbullying, uma forma de agressão que ocorre no ambiente virtual e que vem crescendo com o aumento do uso das redes sociais. “É através desse tipo de conscientização que prevenimos a prática do bullying e do cyberbullying, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva. O foco do projeto está em encontrar a causa raiz dos problemas e atuar na sua prevenção, não apenas lidar com as consequências, muitas vezes depois que o dano já ocorreu”, disse Alcindo Neto.
Além de esclarecer as responsabilidades legais envolvidas nas diversas formas de bullying, os defensores públicos também incentivaram os estudantes a denunciar possíveis casos de violência, garantindo que a Defensoria Pública está disponível para oferecer suporte quando necessário. “Nessa tarefa, os Defensores Públicos se mostram parceiros estratégicos e cada vez mais escolas nos demandam visando estabelecer parcerias que, ao esclarecer e conscientizar, beneficiam toda a comunidade”, destacou Cristiaine Johann.
Projeto Educação em Direitos
Criado em 2019, o projeto social “Educação em Direitos: conversando sobre Direitos, Deveres, Democracia e Cidadania” é realizado pela ADPERGS, em cooperação com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS).
Através do projeto, a ADPERGS leva às escolas da rede pública e privada de educação conhecimento que propicie às alunas e aos alunos o entendimento acerca de seus direitos e deveres, com vistas ao exercício da sua cidadania de forma crítica, empática, pacífica, democrática e transformadora.
Defensoras e Defensores Públicos conduzem bate-papos com os estudantes sobre diversos temas alusivos ao Direito, conforme solicitação da instituição de ensino. O objetivo central é formar cidadãs e cidadãos responsáveis e autônomos, incentivando uma cultura de respeito aos direitos humanos e de solução de conflitos através do diálogo e da mediação.
Texto: Felipe Silva Teixeira
Supervisão: Renan Silva Neves